quarta-feira, 13 de janeiro de 2010

Programa "Bola Cheia" retorna às atividades neste final de semana




O programa "Bola Cheia", da Secretaria Antidrogas Municipal, retorna às atividades normais a partir desta sexta-feira (15) nas nove regionais da Prefeitura de Curitiba. O projeto é desenvolvido para atrair adolescentes e jovens em situação de risco nos horários e regiões com maior índice de criminalidade. Dividido em práticas esportivas, tem como principal modalidade o futsal, seguido do vôlei e do basquete. Também possui jogos de mesa, como xadrez, tênis de mesa, jogo da velha, trilha, dama, ludo e futebol de botão.

Em 2009, o Bola Cheia realizou 27.361 atendimentos a jovens e adolescentes. O número representa quase onze mil atendimentos a mais em relação ao ano anterior (2008). O projeto é diferenciado devido ao horário de sua prática, ocorrendo sempre às sextas e sábados, das 21h à 1h da manhã em escolas da rede municipal de ensino. A cada noite, aproximadamente 1200 jovens participam de atividades esportivas, recreativas e culturais.


Neste ano, o programa foi incrementado com atividades circenses, sessões de filmes e teatro de fantoches. Em parceria com a Fundação de Ação Social (FAS), o Bola Cheia também realiza um acompanhamento social junto às famílias dos participantes.

Informações: (41) 3250-7705 - 3250-7733


Confira os endereços:

BOLA CHEIA - Regional Portão
Endereço: Rua Baldur Magnus Grubba, 2031 – Centro de Educação Integral Expedicionário.
Bairro: Novo Mundo



BOLA CHEIA - Regional Pinheirinho
Endereço: Rua Jovenilson Américo de Oliveira, 2795 – Escola Municipal Dona Pompília.
Bairro: Tatuquara


BOLA CHEIA - Regional Santa Felicidade
Endereço: Rua Eduardo Sprada, 5062 - Centro de Educação Integral Ulisses Falcão Vieira.
Bairro: Santa Felicidade


BOLA CHEIA – Regional CIC
Endereço: Rua Lodovico Kaminski, 3460 – Escola Municipal Sidônio Muralha.
Bairro: Cidade Industrial


BOLA CHEIA - Regional Cajuru
Endereço: Rua Velcy Bolívar Grandó, s/n - Centro de Educação Integral Maria Marli Piovezan.
Bairro: Uberaba


BOLA CHEIA – Regional Boa Vista
Endereço: Rua Antônio Antoniacomi, 13 - Centro de Educação Integral Bela Vista do Paraíso.
Bairro: Santa Cândida


BOLA CHEIA – Regional Bairro Novo
Endereço: Rua Jandaia do Sul, 50 - Centro de Educação Integral Carlos Drummond de Andrade.
Bairro: Sítio Cercado


BOLA CHEIA - Regional Matriz
Endereço: Rua Engenheiros Rebouças – em frente ao estádio Durival Brito (Paraná Clube) – Centro de Esporte e Lazer Plínio Tourinho.
Bairro Jardim Botânico


BOLA CHEIA – Regional Boqueirão
Endereço: Rua Cap. Roberto Lopes Quintas, 198 – Centro de Educação Integral Maestro B. Mossurunga.
Bairro: Alto Boqueirão



Curitiba é a primeira cidade brasileira a receber o prêmio Sustainable Transport Award



O prefeito Beto Richa recebeu em Washington, na noite desta terça-feira (12), o prêmio Sustainable Transport Award 2010, pela implantação da Linha Verde. É a primeira vez que uma cidade brasileira recebe o prêmio do Institute for Transportation and Development Policy (ITDP).

"Mais que um incentivo, este reconhecimento amplia nossas responsabilidades com a construção de uma sociedade sustentável, questão que não será equacionada sem um transporte de massa caracterizado pela excelência de sua qualidade", disse Richa em seu discurso de agradecimento, em solenidade no Hotel Hilton, no Centro da capital americana.

O Prêmio Transporte Sustentável, oferecido anualmente aos melhores projetos de transporte público do mundo, é organizado pelo ITDP, dos Estados Unidos, e por uma comissão com mais oito instituições internacionais, entre elas o Centro da ONU para Desenvolvimento Regional.

"A premiação coroa o trabalho de várias gerações de curitibanos na área de transporte urbano, trabalho que teve novo impulso, agora, com a Linha Verde", disse Richa. "Este reconhecimento internacional comprova que Curitiba se mantém como uma referência mundial em soluções urbanas inovadoras."

O prefeito disse que a permanente modernização do transporte coletivo continua sendo um compromisso fundamental de Curitiba, inclusive com a adoção de novas tecnologias de rodagem que ampliem as possibilidades da matriz original do sistema. "Isso sem nos afastar do conceito que associa transporte público, sustentabilidade e qualidade de vida."

"Com a Linha Verde, Curitiba dá continuidade a uma tradição de transporte sustentável. Curitiba é um dos primeiros e melhores exemplos de transporte urbano eficiente e plano de uso de solo com foco na sustentabilidade ambiental", disse Enrique Penalosa, presidente do Institute for Transportation and Development Policy

"A remoção da antiga rodovia BR 116 era sonho dos curitibanos e chegou a ser cogitada por planejadores urbanos visionários já nos anos 1960", afirmou Beto Richa. "A Linha Verde virou uma realidade no desenvolvimento da cidade e no avanço do transporte público de Curitiba."

"Os membros do comitê do prêmio ficaram impressionados com a Linha Verde, um corredor de transporte moderno, em conjunto com linhas de tráfego, ciclovias, calçadas e parque linear, formando uma avenida completa", disse Enrique Penalosa, ex-prefeito de Bogotá e também vencedor, em 2005, do Sustainable Transport Award.

"Curitiba lançou a pedra fundamental para a inovação no transporte público. Todos reconhecem que a cidade merece a indicação para o prêmio", disse Kathryn Phillips, especialista em políticas de transporte do Environmental Defense Fund, em Sacramento, na Califórnia.

As cidades de Ahmedabad, Johannesburgo, Cali e Guadalajara também foram premiadas, todas por projetos inspirados no sistema curitibano de canaletas exclusivas, que ficou mundialmente conhecido como BRT, do inglês Bus Rapid Transit (Ônibus de Trânsito Rápido).

Ahmedabad implantou o Janmarg, primeiro sistema BRT na Índia. Johannesburgo ganhou o prêmio pela primeira fase do Rea Vaya, primeiro BRT do continente africano e construído para a Copa do Mundo de 2010, na África do Sul.

Cali lançou o corredor inicial do Sistema Mio, uma ambiciosa transformação do sistema de ônibus da cidade. Guadalajara implantou um sistema BRT em menos de dois anos.

Além de Enrique Penalosa, que construiu o TransMilenio de Bogotá, também inspirado no sistema de ônibus curitibano, já venceram o Sustainable Transport Award os prefeitos de Nova York, Michael Bloomberg, em 2009; de Paris, Bertrand Delanoë, em 2008; de Londres, Ken Livingston, em 2008; de Guayaquil, Jaime Nebot, em 2007; de Seul, Myung-Bak Lee, em 2006.

"Os indicados para o Sustainable Transport Award deste ano demonstram a importância dos países em desenvolvimento na luta contra as mudanças climáticas, enquanto melhoram a qualidade de vida de seus cidadãos e aumentam sua competitividade internacional", disse Walter Hook, diretor-executivo do ITDP. "As cidades têm a força para reduzir significativamente as emissões de carbono e procurar, ativamente, meios de melhorar o transporte."

Além do ITDP e do Centro da ONU para Desenvolvimento Regional, o comitê do prêmio é formado por especialistas em transporte das seguintes instituições: Environmental Defense Fund; Transportation Research Board Committee on Transportation in Developing Countries; Clean Air Initiatives for Asia; Clean Air Initiatives for Africa; GTZ (Deutsche Gesellschaft für Technische Zusammenarbeit), da Alemanha; EMBARQ (The World Resources Institute Center for Sustainable Transport); e International Association of Public Transport (UITP).

"A indicação de três importantes cidades da América Latina (Cali, Curitiba e Guadalajara) reafirma o papel de liderança adotado por esta região para desenvolver sistemas de transportes mais limpos e mais eficientes", disse Sergio Sanchez, diretor executivo do Clean Air Institute. "Estes exemplos devem incentivar outras cidades da América Latina e de outros lugares a continuar construindo cidades mais competitivas, ao mesmo tempo em que melhoram a qualidade do ar e reduzem a emissão de gases."

Linha Verde: a Linha Verde é o sexto corredor de transporte de Curitiba, cuja construção teve início em 2007. Seu sistema viário foi entregue em dezembro de 2008 e o sistema de transporte público, em maio de 2009, isto tudo no primeiro trecho, de 9,4 km, do Pinheirinho ao Jardim Botânico. O projeto completo prevê 18 km ligando os bairros Pinheirinho e Atuba.

A Linha Verde foi implantada na antiga BR 116, que foi transformada em avenida e corredor de transporte. A avenida tem dez faixas de tráfego, incluindo canaletas de uso exclusivo do transporte. As pistas ao lado das canaletas são vias rápidas. As pistas ao lado das rápidas são as locais, para acesso ao comércio e aos bairros. Há duas faixas para estacionamento.

O corredor de transporte da Linha Verde permitiu a implantação de novas linhas de ônibus. A primeira delas foi a Pinheirinho-Centro, com uma redução de 17% no tempo de viagem. Esta linha tem os primeiros ônibus da América Latina a circular apenas com biocombustível,?à base de soja que, por não ter mistura de óleo diesel, é definido pelos técnicos como B100. Anteriormente, Curitiba já havia testado misturas de 5% e 20% de combustível orgânico, os chamados B05 e B20, experiências que levaram ao projeto do B100.

PAM
Terremoto no Haiti

Zilda Arns morre em terremoto no Haiti, diz sobrinho
 
portal RPC
 

A médica pediatra e sanitarista Zilda Arns, fundadora e coordenadora internacional da Pastoral da Criança, morreu vítima do forte terremoto abalou o Haiti nesta terça-feira (12). Zilda, que tinha 75 anos, estava em Porto Príncipe, capital do país caribenho, onde representava a Pastoral em um evento religioso. A informação foi confirmada na manhã desta quarta-feira (13) pela assessoria da Pastoral da Criança e pelo gabinete do senador Flávio José Arns (PT), sobrinho da médica.


Zilda estava no Haiti desde o domingo (10) para fazer uma palestra em um evento religioso que ocorreria nesta semana em Porto Príncipe. Segundo a assessoria da ONG que coordenava, sua volta ao Brasil estava prevista para sexta-feira (15). O gestor de Relações Institucionais da Pastoral da Criança, Clóvis Boufleur, disse que a médica queria “iniciar um diálogo político e religioso para levar o trabalho da ONG ao Haiti”.

De acordo com informações obtidas pelo gabinete de Arns, Zilda caminhava pelas ruas de Porto Príncipe ao lado de um sargento do Exército Brasileiro quando foi atingida pelos escombros de um prédio que ruiu com o terremoto. Nesta quarta-feira, por volta das 10 horas, o senador se deslocava para a Base Aérea da Aeronáutica, de onde pegaria um voo para o Haiti.


Além da médica, o terremoto matou ao menos quatro militares brasileiros que servem na força de paz da ONU no país caribenho, informou o Exército nesta quarta-feira. Os militares mortos são do 5º Batalhão de Infantaria Leve sediado em Lorena, interior de São Paulo. Ao menos outros cinco militares brasileiros ficaram feridos.

O general Carlos Alberto Neiva Barcellos, chefe do setor de comunicação social do Exército, disse a jornalistas que há grande número de militares brasileiros desaparecidos após o terremoto.

O Brasil, que lidera as tropas de paz da ONU no Haiti, participa da Minustah com 1.266 militares. O contingente total da missão é de 9.065 pessoas, sendo 7.031 militares, segundo dados de novembro.


Vida dedicada à saúde pública

Nascida em Forquilhinha, no estado de Santa Catarina, Zilda morava em Curitiba desde os 10 anos de idade, quando se mudou com a família. Deixou cinco filhos e dez netos.

Formada em medicina, escolheu o caminho da saúde pública desde cedo. Trabalhou inicialmente como pediatra do Hospital de Crianças Cezar Pernetta, em Curitiba, e posteriormente como diretora de Saúde Materno-Infantil, da Secretaria de Saúde do Estado do Paraná. Em 1980, foi convidada a coordenar a campanha de vacinação Sabin para combater a primeira epidemia de poliomielite, que começou em União da Vitória, no Paraná.

Em 1983, a pedido da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), criou a Pastoral da Criança, juntamente com Dom Geraldo Majela Agnello, cardeal e arcebispo primaz do Brasil, que na época era arcebispo de Londrina. Conforme dados divulgados em 2008 pela Pastoral, na época mais de 1,9 milhões de gestantes e crianças menores seis anos e 1,4 milhão de famílias pobres eram acompanhados pela ONG, em 4.063 municípios brasileiros. Ao todo, a Pastoral contava com mais de 260 mil voluntários, que levavam conhecimentos sobre saúde, nutrição, educação e cidadania para as comunidades mais pobres.

No ano de 2004, também a pedido da CNBB, fundou a Pastoral da Pessoa Idosa, a qual atende 129 mil idosos, que são acompanhados todos os meses por 14 mil voluntários. Reconhecida internacionalmente pelo trabalho que realizava, era cidadã honorária de 10 estados e 35 municípios; e recebeu títulos de doutor honoris causa de cinco universidades – Pontifícia Universidade Católica do Paraná, Universidade Federal do Paraná, Universidade do Extremo-Sul Catarinente de Criciúma, Universidade Federal de Santa Catarina e Universidade do Sul de Santa Catarina.

Entre os prêmios que recebeu ao longo da carreira estão o Woodrow Wilson, da Woodrow Wilson Fundation, em 2007; o Opus Prize, da Opus Prize Foundation (EUA); Heroína da Saúde Pública das Américas (OPAS/2002); 1º Prêmio Direitos Humanos (USP/2000); Personalidade Brasileira de Destaque no Trabalho em Prol da Saúde da Criança (Unicef/1988); Prêmio Humanitário (Lions Club Internacional/1997); e Prêmio Internacional em Administração Sanitária (OPAS/ 1994).
Procurador-geral da República considera Belinati inelegível

Paraná-online

O procurador-geral da República, Roberto Monteiro Gurgel Santos, deu parecer contrário ao recurso apresentado pelo deputado Antonio Belinati (PP) contra a cassação do registro de sua candidatura à Prefeitura de Londrina.


Para o procurador, Belinati deve ser considerado inelegível. A ministra Ellen Gracie terá de decidir, agora, o futuro de Belinati, que pode ficar impedido, inclusive, de disputar as eleições deste ano.