sexta-feira, 8 de janeiro de 2010

Balanço final do CNJ mostra que Meta 2 só conseguiu atingir a metade
Extraído de: OAB
Principal proposta lançada pelo Conselho Nacional de Justiça para desafogar a Justiça brasileira ficou pela metade: o programa estabelecido para julgar todos os processos distribuídos antes de 2006, a chamada Meta 2, atingiu 54% das ações previstas, segundo levantamento do CNJ - órgão integrado pela Ordem dos Advogados do Brasil. Conforme os dados compilados no dia 18 de dezembro último, quando o Judiciário entrou em recesso, foram julgados 2,3 milhões de processos, dentro uma meta de 4,4 milhões que fora fixada para os julgamentos.
O desempenho dos 92 tribunais espalhados pelo país revela um Judiciário em descompasso. Mais de um terço passou dos 90% da meta e 18 zeraram a pilha de processos.Por outro lado, seis tribunais somam mais de 1,2 milhão de casos pendentes -65% dos processos que não foram analisados.
Uso de algemas em cena midiática de humilhação pode afrontar a Súmula Vinculante nº. 11
Notícias STF (Fonte: www.stf.jus.br)
Corretor preso com uso de algemas alega desrespeito à SV 11 e pede liberdade ao STF Preso em flagrante com o uso de algemas, em dezembro de 2009, pela acusação de tráfico de drogas em Rondonópolis (MT), o corretor de veículos G.A.C. ajuizou Reclamação (RCL 9734) no Supremo Tribunal Federal (STF) pedindo que seja reconhecida a nulidade de sua prisão, com a consequente expedição de alvará de soltura. Ele alega que teria havido desrespeito à Súmula Vinculante (SV) nº 11, da Suprema Corte, que disciplina o uso de algemas por parte da polícia.
O advogado do corretor revela, na reclamação, que as imagens apresentadas por duas emissoras de televisão locais mostram seu cliente descendo do camburão da viatura policial algemado, com as mãos para trás, escoltado por policiais armados. Para a defesa, trata-se de verdadeira cena midiática de humilhação e afronta à SV 11, do STF. Isso porque, no entendimento do advogado, G.A.C. e sua esposa não teriam demonstrado resistência, intenção de fuga ou oferecido qualquer forma de risco. Não houve a justificada excepcionalidade escrita por parte da autoridade policial, conforme exigida pela Súmula, arremata.
De acordo com os autos, após dois meses de campana em frente à residência do acusado, a Polícia Civil prendeu G.A.C. e sua esposa em flagrante, depois de cumprirem mandado de busca e apreensão e encontrarem, na lixeira da suíte do casal, 300 gramas de uma substância aparentando ser cocaína.
Mesmo tendo sido reconhecida a nulidade da prisão do acusado, diz o advogado, o juiz manteve sua prisão sem que fosse decretada a prisão preventiva. Se o auto de prisão em flagrante é nulo, por qual motivo o reclamante está preso?, questiona o advogado ao pedir que o STF determine a imediata libertação do acusado.
NOTAS DA REDAÇAO
A Súmula Vinculante nº. 11 trata sobre o uso de algemas nos seguintes termos: "Só é lícito o uso de algemas em caso de resistência e de fundado receio de fuga ou de perigo à integridade física própria ou alheia, por parte do preso ou de terceiros, justificada a excepcionalidade por escrito, sob pena de responsabilidade disciplinar civil e penal do agente ou da autoridade e de nulidade da prisão ou do ato processual a que se refere, sem prejuízo da responsabilidade civil do Estado" .
Da redação da Súmula Vinculante nº. 11 se extrai os seguintes requisitos para o uso lícito das algemas: *caso excepcional; *resistência; *fundado receio de fuga; *perigo à integridade física própria ou alheia, por parte do preso ou de terceiros; *justificativa da necessidade por escrito.
A Corte do STF ao editar a Súmula Vinculante nº. 11, vislumbrou dar cabo ao uso abusivo das algemas, pois nos últimos tempos as pessoas detidas eram algemadas e expostas aos flashes da mídia.
Sobre isso, o presidente do STF, ministro Gilmar Mendes, manifestou que "a súmula tinha basicamente o objetivo de evitar o uso de algemas para exposição pública do preso. A Corte jamais validou esta prática, que viola a presunção da inocência e o princípio da dignidade humana, (...) em geral, a utilização de algemas já é feita com o propósito de violar claramente esses princípios. O objetivo é algemar e colocar na TV".
Em contraposição o procurador-geral da República, Antonio Fernando Souza "manifestou a sua preocupação com o efeito prático da súmula sobre a autoridade policial, no ato da prisão, ou seja, que a súmula possa vir a servir como elemento desestabilizador do trabalho da polícia. O procurador-geral lembrou que, muitas vezes, um agente policial tem de prender, sozinho, um criminoso, correndo risco. Lembrou, também, que é interesse do Estado conter a criminalidade e disse que, para isso, é necessário utilizar a força, quando necessário".
Não obstante o uso de algemas não ter contado com uma regulamentação federal específica até meados do presente ano (quando a Lei 11.689/08 deu nova redação ao artigo 474 do CP)cumpre esclarecer que as regras para o bom e moderado uso das algemas foram inferidas da interpretação doutrinária de esparsos institutos em vigor e de princípios do direito, como o da dignidade da pessoa humana, da presunção da inocência, da proporcionalidade, dentre outros.
Dessa forma, seja pelo efeito vinculante da súmula, pelas regras extraídas do minucioso e atento exame de todo o ordenamento jurídico vigente, ou ainda dos princípios de direito, o uso das algemas nunca foi desregrado ou aleatório. Aliás, sobre o tema brilhantemente sintetiza o Prof. Luiz Flávio Gomes nas seguintes palavras: "Tudo se resume, conseqüentemente, no princípio da proporcionalidade, que exige adequação, necessidade e ponderação na medida e vale no Direito processual penal por força do art. 3º do CPP".
Assim, a Súmula Vinculante nº. 11 consolidou entendimento do STF sobre o cumprimento de legislação que já tratava do assunto, como também pôs fim ao sensacionalismo feito pela mídia quando uma prisão ou outro ato processual é realizado.

Secretaria Antidrogas fecha 2009 com mais de 27 mil atendimentos do Programa "Bola Cheia".
Em 2009, um dos principais programas da Secretaria Antidrogas Municipal, o Bola Cheia, realizou 27.361 atendimentos a jovens e adolescentes em situação de risco nas nove regionais da Prefeitura de Curitiba. O número representa quase onze mil atendimentos a mais em relação ao ano anterior (2008).
O programa, criado pelo prefeito Beto Richa, é realizado às sextas e sábados, das 21h à 1h da manhã em escolas da rede municipal de ensino. A cada noite, aproximadamente 1200 jovens participam de atividades esportivas, recreativas e culturais.
Neste ano, o programa foi incrementado com atividades circenses, sessões de filmes e teatro de fantoches. Em parceria com a Fundação de Ação Social (FAS), o Bola Cheia também realiza um acompanhamento social junto às famílias dos participantes.
Outra novidade em 2009 foi a realização do I Torneio Inter-Regional Bola Cheia, que reuniu os times de futsal das nove regionais onde são realizadas as atividades. O torneio, disputado na Praça Oswaldo Cruz no início de dezembro, contou com a participação de 300 atletas e 1500 espectadores. A regional Cajuru foi a grande campeã em todas as categorias.
Para o Secretário Antidrogas de Curitiba, Fernando Francischini, o sucesso do programa está no resgate da autoestima de milhares de jovens. “Muitos não tinham qualquer esperança de um futuro. No Bola Cheia, eles praticam a atividade que gostam, fazem novas amizades e ficam cada vez mais distantes do mundo das drogas e da violência”, afirma Francischini.
E o reconhecimento internacional já apareceu. Em 2010, o programa será um dos destaques de um seminário de prevenção às drogas entre os jovens que será realizado em Bogotá, na Colômbia, em data ainda a ser confirmada. O convite partiu da prefeitura da capital colombiana através do Centro de Estudos e Análises em Convivência e Segurança Cidadã, órgão ligado ao governo local.
STJ anula julgamento por falta de intimação pessoal do defensor
A ausência de intimação pessoal do defensor dativo para a sessão de julgamento é causa de nulidade absoluta do processo por cerceamento de defesa. Com esse entendimento, a Quinta Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ) anulou o julgamento de um homem acusado de homicídio qualificado e direção de veículo automotor sem habilitação.
A defesa ingressou com pedido de habeas-corpus no STJ contra o entendimento proferido pela 4ª Câmara Criminal do Tribunal de Justiça de São Paulo (TJSP), em abril de 2009, que negou provimento ao recurso. Sustentou que o Tribunal não procedeu à intimação pessoal do defensor público nomeado ao réu e nem informou acerca da data de realização da sessão de julgamento do recurso.
Dessa maneira, a defesa alegou a nulidade absoluta do processo, pois se viu impedida de exercer a sustentação oral, violando-se, assim, os artigos 370, § 4º (a intimação do Ministério Público e defensor público nomeado será pessoal), 610 e 613, III (nulidades e recursos em geral). Todos do Código de Processo Penal.
O ministro relator, Arnaldo Esteves Lima, ressaltou em seu voto a obrigatoriedade da intimação pessoal do defensor público nomeado, como também do Ministério Público. Explicou que tais fatos acarretam prejuízos à ampla defesa do acusado. O ministro considerou que a omissão interpõe obstáculos ao exercício do direito de defesa, pois impede a distribuição de memoriais e a realização de sustentação oral. Concluiu que é de rigor o reconhecimento da existência de nulidade do julgamento do recurso.
A decisão prevê que seja realizado novo julgamento e a prévia intimação pessoal do defensor público. O entendimento do relator foi seguido pelos demais ministros da Quinta Turma.
BETO RICHA melhor prefeito do Brasil pela sétima vez no Datafolha
Avaliação positiva de 84% é maior que a nota da pesquisa anterior Beto foi escolhido como melhor prefeito do Brasil pelo instituto Datafolha, da Folha de São Paulo. O prefeito de Curitiba, Beto Richa (PSDB), ficou em primeiro lugar no ranking nacional de prefeitos do Datafolha, divulgado neste domingo (27). Beto obteve 84% de conceitos ótimo e bom na aprovação da administração, com nota geral 7,9. É a sétima vez consecutiva, desde 2007, que Beto lidera o ranking nacional do Datafolha. O prefeito de Curitiba melhorou seu desempenho em relação à última avaliação, de março de 2009, quando tinha 82% de conceitos ótimo e bom e nota 7,8. “Compartilho estes bons resultados com todos os paranaenses, pois é muito importante para o Estado ver este grande reconhecimento, em nível nacional, à administração da capital do Paraná”, disse Beto Richa. A pesquisa foi feita nas nove principais capitais brasileiras. Em segundo vem Marcio Lacerda (PSB), de Belo Horizonte, com 50% de ótimo e bom e nota 6,4. Na sequência aparecem José Fogaça (PMDB), de Porto Alegre, com 38% e nota 5,9; o prefeito de Recife, João da Costa (PT), com 30% e nota 5,6 e o prefeito de São Paulo Gilberto Kassab (DEM) com 39% e 5,4. A lista se completa com Dario Berger (PMDB), de Florianópolis, com 35% e 5,3; Luizianne Lins (PT), de Fortaleza, com 33% e 5,1; Eduardo Paes (PMDB), do Rio de Janeiro, 29% e nota 5; e João Henrique Carneiro (PMDB), de Salvador, com 25% e 4,9. Além da maior aprovação, Beto tem a menor rejeição entre os prefeitos, de apenas 5%. A pesquisa foi feita de 14 a 18 de dezembro, com 413 entrevistas em Curitiba. A margem de erro é de 3 pontos. Nesta semana, o Datafolha também mostrou que Beto Richa lidera a corrida para o Governo do Estado nas eleições de 2010 com 40% das intenções de voto, seguido do senador Osmar Dias (PDT), com 38%. A pesquisa mostra o vice-governador Orlando Pessuti (PMDB) em terceiro lugar, com 4%. Depois, vêm Lygia Pupatto (PT) e Melo Viana (PV), ambos com 1%. Brancos e nulos são 6% e não sabem, 9%. A pesquisa foi feita de 14 a 18 de dezembro, com 1.021 paranaenses. A margem de erro é de 3 pontos. Outra pesquisa, do jornal Gazeta do Povo, realizada pelo instituto Paraná Pesquisas, divulgada no último sábado, também confirma a liderança de Beto Richa (PSDB). Dos 1.830 entrevistados, 43,1% disseram ter intenção de votar em Beto Richa nas eleições de 2010. Em segundo vem o senador Osmar Dias (PDT), com 38,1% das intenções de voto. No início da semana, os veículos de comunicação divulgaram outra pesquisa, desta vez do Ibope, onde Beto Richa também é o nome mas citado entre os eleitores do Paraná para o governo estadual. No levantamento do Ibope, Beto Richa ficou em primeiro com a preferência de 41% dos entrevistados.

Divulgação

Caríssimos amigos, clientes, colaboradores, é com grande satisfação que apresento o meu recém criado blog, no qual, a partir de então, estaremos comentando as notícias de destaque no cenário nacional, com ênfase para temas jurídicos e políticos. Peço a gentileza de divulgarem esta novidade, que certamente será mais uma opção de informação e entretenimento. Sigam-me e divulgem-me !!! Grato Jorge Pilotto