quinta-feira, 4 de fevereiro de 2010

ESSA CALOU OS AMERICANOS.!!!


SHOW DO EX-MINISTRO BRASILEIRO DE EDUCAÇÃO NOS ESTADOS UNIDOS

Durante debate em uma universidade, nos Estados Unidos,o ex-governador do DF, ex-ministro da educação e atual senador CRISTÓVAM BUARQUE, foi questionado sobre o que pensava da internacionalização da Amazônia.

O jovem americano introduziu sua pergunta dizendo que esperava a resposta de um Humanista e não de um brasileiro.

Esta foi a resposta do Sr.Cristóvam Buarque:

"""De fato, como brasileiro eu simplesmente falaria contra a internacionalização da Amazônia. Por mais que nossos governos não tenham o devido cuidado com esse patrimônio, ele é nosso.

Como humanista, sentindo o risco da degradação ambiental que sofre a Amazônia, posso imaginar a sua internacionalização, como também de tudo o mais que tem importância para a humanidade.

Se a Amazônia, sob uma ética humanista, deve ser internacionalizada, internacionalizemos também as reservas de petróleo do mundo inteiro.O petróleo é tão importante para o bem-estar da humanidade quanto a Amazônia para o nosso futuro. Apesar disso, os donos das reservas sentem-se no direito de aumentar ou
diminuir a extração de petróleo e subir ou não o seu preço.

Da mesma forma, o capital financeiro dos países ricos deveria ser internacionalizado. Se a Amazônia é uma reserva para todos os seres humanos, ela não pode ser queimada pela vontade de um dono, ou de um país. Queimar a Amazônia é tão grave quanto o desemprego provocado pelas decisões arbitrárias dos especuladores globais. Não podemos deixar que as reservas financeiras sirvam para queimar países inteiros na volúpia da especulação.

Antes mesmo da Amazônia, eu gostaria de ver a internacionalização de todos os grandes museus do mundo. O Louvre não deve pertencer apenas à França.

Cada museu do mundo é guardião das mais belas peças produzidas pelo gênio humano. Não se pode deixar esse patrimônio cultural, como o patrimônio natural Amazônico, seja manipulado e instruído pelo gosto de um proprietário ou de um país. Não faz muito, um milionário japonês,decidiu enterrar com ele, um quadro de
um grande mestre. Antes disso, aquele quadro deveria ter sido internacionalizado.

Durante este encontro, as Nações Unidas estão realizando o Fórum do Milênio, mas alguns presidentes de países tiveram dificuldades em comparecer por constrangimentos na fronteira dos EUA. Por isso, eu acho que Nova York, como sede das Nações Unidas, deve ser internacionalizada. Pelo menos Manhatan deveria pertencer a toda a humanidade. Assim como Paris, Veneza, Roma, Londres, Rio de Janeiro, Brasília, Recife, cada cidade, com sua beleza específica, sua historia do mundo, deveria pertencer ao mundo inteiro.

Se os EUA querem internacionalizar a Amazônia, pelo risco de deixá-la nas mãos de brasileiros, internacionalizemos todos os arsenais nucleares dos EUA. Até porque eles já demonstraram que são capazes de usar essas armas, provocando uma destruição milhares de vezes maiores do que as lamentáveis queimadas feitas nas florestas do Brasil.

Defendo a idéia de internacionalizar as reservas florestais do mundo em troca da dívida. Comecemos usando essa dívida para garantir que cada criança do Mundo tenha possibilidade de COMER e de ir à escola.

Internacionalizemos as crianças tratando-as, todas elas, não importando o país onde nasceram, como patrimônio que merece cuidados do mundo inteiro.

Como humanista, aceito defender a internacionalização do mundo.

Mas, enquanto o mundo me tratar como brasileiro, lutarei para que a Amazônia seja nossa. Só nossa!"""


DIZEM QUE ESTA MATÉRIA NÃO FOI PUBLICADA, POR RAZÕES ÓBVIAS. AJUDE A
DIVULGÁ-LA, SE POSSÍVEL FAÇA TRADUÇÃO PARA OUTRAS LÍNGUAS QUE DOMINAR.

Descartada intervenção no PSDB do Paraná


Blog do Campana

A cúpula do PSDB não intervirá no diretório paranaense do partido. A entrada em cena da direção nacional era um pleito do senador Álvaro Dias, que só com essa interferência conseguiria sair candidato ao governo. Ele disputa a vaga com o prefeito de Curitiba, Beto Richa, que controla a maior parte do diretório da legenda. Com a decisão da cúpula tucana, dificilmente Richa não será escolhido candidato.
Quatro municípios decretam situação de emergência no Paraná
As prefeituras de Tomazina e Sengés abriram contas correntes no Banco do Brasil para receber doações

Quatro municípios paranaenses, São José da Boa Vista, Tomazina, Pinhalão e Arapoti, todos do Norte-Pioneiro, decretaram situação de emergência por causa da chuva que atingiu o estado entre os dias 29 de janeiro e 3 de fevereiro. Até esta quinta-feira (4), a Coordenadoria Estadual da Defesa Civil havia registrado estragos em 31 cidades, o total de pessoas afetadas passava de 65 mil.

As PRs 151 e 239, que dão acesso a Sengés, um dos municípios mais afetados, continuam bloqueadas. O sistema de telefonia móvel foi restabelecido, mas aproximadamente 15% dos moradores permanecem sem água e 5% sem energia elétrica. A Defesa Civil informou que perto de 100 pontes e galerias pluviais foram afetadas na região do Norte-Pioneiro.

As fortes chuvas deixaram cinco mortos em Sengés. Três das vítimas eram da mesma família. Eles morreram após a casa onde estavam ter sido arrastada pela força da água. A chuva deixou 838 desabrigados (não tinham para onde ir e foram instaladas em abrigos públicos) e 3.313 desalojados (transferidos para casas de parentes e amigos).

Nesta quinta-feira, mais três municípios encaminharam relatórios de estragos a Defesa Civil, Querência do Norte, Bandeirantes e Santa Amélia. Os outros municípios afetados são Almirante Tamandaré, Arapoti, Araucária, Bocaiúva do Sul, Campina Grande do Sul, Campo Largo, Campo Magro, Colombo, Doutor Ulisses, Guarapuava, Ibaiti, Ibiporã, Jaboti, Jaguariaíva, Pinhalão, Pinhais, Piraquara, Ponta Grossa, São José da Boa Vista, Sapopema, Sengés, Tomazina, Wenceslau Braz, São Jerônimo da Serra, Siqueira Campos, Paranacity, Ortigueira e Santo Antônio da Platina.

leia mais www.gazetadoprovo.com.br
Norte Pioneiro sofre com a falta de luz e água

Parte dos municípios de Sengés, Tomazina (foto) e outros do Norte Pioneiro do Paraná sofre ainda com a falta de luz e água, ocasionada pelas fortes chuvas da última semana. A maioria das casas, no entanto, já está com a situação normalizada.

A dificuldade na volta da energia elétrica está basicamente na área rural das cidades, onde as equipes técnicas precisam esperar que o nível da água baixe para que possam chegar aos locais que precisam de conserto.

Em Sengés, os bairros da parte alta da cidade ainda sentem o efeito do desabastecimento de água por causa dos pontos de vazamento. O grande consumo pelos moradores da região baixa, que limpam a lama deixada pela enxurrada, agrava o efeito da despressurização da rede. Também por causa de pontos de alagamento, a BR-369 foi interditada ontem entre Bandeirantes e Andirá, mas liberada no fim do dia.

Requião agora agride Euclides Scalco


Irritado por ter sido condenado a pagar R$ 65 mil reais a Euclides Scalco por danos morais, Requião comenta no twiter:

“No governo Jose Richa foi comprada a sede do Pmdb. Perguntem ao integro Scalco como foi paga a nova sede?”

do blog www.fabiocampana.com.br
Segurança pública no País está falida, reconhece Tarso

O ministro da Justiça, Tarso Genro, evitou entrar em polêmica e atribuiu o aumento da criminalidade no Estado de São Paulo à falência do sistema de segurança pública em todo o País.

Durante evento em que instalou o programa Território de Paz em São Bernardo do Campo, no bairro do Alvarenga - bolsão de violência na cidade -, o ministro disse que o governo de São Paulo faz um trabalho sério.

"Os índices de violência que têm aqui em São Paulo são índices que têm em todos os Estados, em todo o País", declarou, após anunciar investimentos do governo federal no valor de R$ 5 milhões para o programa, que envolve mobilização de vários órgãos públicos para combater a violência."Não é em São Paulo que a segurança pública está problemática", afirmou. "É o sistema todo de segurança pública no País que está falido e tem de mudar."

De acordo com dados da Secretaria de Segurança Pública, houve um aumento de 39% no número de sequestros no Estado, 14% no de latrocínios e 3% no de homicídios de 2008 para 2009.

Mas o ministro ressaltou a "boa vontade" do Estado de São Paulo em atuar em regime de colaboração entre a União e o município, particularmente depois da posse do atual secretário de Segurança Pública, o procurador de Justiça Antonio Ferreira Pinto, que estava presente ao evento representando o governador José Serra (PSDB). "O trabalho é realmente complexo e demorado e os efeitos de implementação dos programas ocorrem de médio a longo prazo", afirmou o ministro.


Maurício Requião perde nova ação no STF

O ex-secretário de Estado da Educação Maurício Requião, irmão do governador Roberto Requião (PMDB), sofreu mais uma derrota em sua tentativa de retornar ao cargo de conselheiro do Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE-PR), para o qual foi nomeado, após votação na Assembleia Legislativa, em julho de 2008 e afastado por decisão judicial em março de 2009.

O Supremo Tribunal Federal (STF) publicou ontem decisão do ministro Gilmar Mendes, presidente da Corte, negando seguimento à ação cautelar movida pelo Estado e pelo TCE-PR contra a decisão que afastou Maurício do cargo.

Maurício foi afastado após ação movida pelos advogados José Cid Campêlo Filho e Rodrigo Sade, que apontava vícios na votação de aprovação de seu nome na Assembleia e ferimento à súmula antinepotismo na indicação do irmão do governador ao cargo no TCE-PR.

Depois de várias decisões nas mais diversas esferas judiciais sobre o caso, Maurício está, hoje, impedido de exercer o cargo por força de decisão liminar do ministro Ricardo Lewandowski de novembro do ano passado, que acatou parcialmente a reclamação contra a nomeação de Maurício.

Apesar de entender que a indicação do irmão do governador para o cargo no TCE-PR não configurava ato de nepotismo, por ter ocorrido por votação na casa legislativa estadual e não por nomeação direta do governador, o ministro do Supremo concluiu que houve vícios na votação, como o desrespeito aos prazos e o voto aberto, quando a legislação determina votação secreta.

No despacho divulgado ontem (decisão tomada por Mendes no dia 22 de janeiro, durante o recesso do STF), o presidente do tribunal destacou que “é manifestamente incabível o pedido de medida cautelar para conferir efeito suspensivo a agravo regimental interposto contra decisão proferida por ministro desta Corte em reclamação”.

Com mais essa derrota, a terceira de Maurício no STF, o irmão do governador terá de aguardar o julgamento do mérito da ação para ter chance de voltar ao cargo.

Autor da reclamação, o advogado José Cid Campêlo Filho comemorou o despacho de Gilmar Mendes: “Eles tentaram mais um artifício, um outro remédio jurídico para tentar suspender os efeitos da liminar, mas não conseguiram. Agora, terão de esperar o julgamento do mérito”, disse.

Campêlo disse não acreditar em uma nova nomeação de Maurício depois que o governador Requião deixar o cargo, em abril, para poder disputar as eleições de outubro.

“Essa nomeação está viciada, não foi só a questão do nepotismo. Eles teriam que anular esse processo de nomeação e fazer a votação tudo de novo. Daí, o Maurício até poderia se candidatar e teríamos que ver como que a Assembleia iria votar”, comentou.

Justiça

Mais tempo no improviso
Juizados Especiais Cíveis devem permanecer pelo menos um ano a mais, de forma provisória, no prédio do antigo IPE. Já os Criminais podem retornar ao antigo prédio

Os dois andares do antigo Ins­tituto de Previdência do Paraná (IPE) devem ser usados pelos Juizados Especiais Cíveis de Curi­tiba por tempo maior do que o previsto em 2009. O Tribunal de Justiça (TJ) está licitando divisórias para as salas de audiência e a reforma do forro em alguns ambientes, necessidades urgentes para a adequação do prédio. Com isso, o uso inicialmente previsto para um ano deve se estender para dois anos e meio ou mais. Os Juizados Criminais, por outro lado, seguem improvisados no saguão do prédio anexo ao TJ desde a interdição da sede da Fernando Amaro, no início de 2009. E a solução indicada pelo próprio órgão pode ser o retorno ao antigo imóvel.

Os servidores se mostram satisfeitos com a atual sede dos Juizados Cíveis, ainda que exista a possibilidade de sobrevida do local “improvisado”. “Para quem trabalha em secretaria melhorou. Há mais espaço. Sabemos que não é o adequado, mas está bom”, relata Luciana Brasil, auxiliar administrativa da 4.ª Se­­cre­taria. Coordenador-geral do Sindicato dos Servidores do Poder Judiciário do Estado do Paraná (Sindijus-PR), José Roberto Pereira considera o espaço longe do ideal. “É indiscutível que existe mais espaço, mas há muita reclamação sobre calor e falta de ventilação”, diz. “Mas estão em melhores condições do que os servidores do Criminal”, acrescenta.

Justamente as más instalações atuais dos Juizados Criminais colocam o edifício da Fernando Amaro em pauta novamente. O imóvel é considerado ideal por seu amplo espaço horizontal. “A tendência é deixarmos o saguão o mais rápido possível, mas temos dificuldade em encontrar imóvel bem localizado com as características que desejamos. Estamos em fase de estudos, mas existe a possibilidade de retornarmos para a sede anterior”, afirma Jederson Suzin, juiz auxiliar da 2.ª vice-presidência do TJ. A proprietária da antiga sede, próxima à Praça do Expedicionário, confirma os entendimentos e afirma que até o fim de fevereiro o prédio estará totalmente pronto para o uso.
 
leia mais www.gazetadopovo.com.br
Audiência do caso Carli começa sem a presença do ex-deputado
Devem ser ouvidas 38 testemunhas de defesa e acusação nesta quinta. Também é esperada a presença do Carli Filho na audiência

A audiência de instrução que vai decidir se o ex-deputado Luiz Fernando Ribas Carli Filho será julgado por um júri popular começou por volta das 9h30 desta quinta-feira (4). Carli Filho é acusado de causar as mortes de Gilmar Rafael Yared, de 26 anos, e Carlos Murilo de Andrade, 20, em um acidente de trânsito na madrugada do dia 7 de maio de 2009, no bairro Mossunguê, em Curitiba. A audiência começou sem a presença do ex-deputado, que deve ser ouvido quando todas as testemunhas já tiverem falado com o juiz.

Dezenas de pessoas e jornalistas estão em frente ao Tribunal do Júri. Algumas pessoas estão com camisetas pedindo Justiça, com os dizeres 190 km/h é crime. Fotos de Gilmar Yared também foram levados por alguns amigos. A imprensa não terá acesso à sala da audiência, pois são muitas testemunhas a serem ouvidas, mais os advogados e representantes das famílias. Devem ser ouvidas 38 testemunhas de defesa e acusação do caso nesta quinta.

Também é esperada a presença do ex-deputado no Tribunal, pois ele deve ser ouvido no final da audiência. No entanto, até o início da sessão Carli Filho não havia chegado ao local, apenas o advogado de defesa, Roberto Roberto Brzezinski Neto. O advogado não falou com a imprensa. Algumas testemunhas de defesa são de outros estados, mas isso não irá impedir que Carli Filho converse nesta quinta com o juiz, caso compareça à audiência.
 
leia mais www.gazetadopovo.com.br