sábado, 30 de janeiro de 2010

Pode?

Já está tocando em algumas rádios do nordeste uma espécie de jingle de campanha da ministra Dilma, composto pelo músico Tião Simpatia. Isso é campanha!

Pierpaolo Nota - parana-online
Prefeitura realiza ação educativa contra a dengue

A Secretaria Municipal de Saúde detectou em Curitiba sete focos do mosquito Aedes Aegypti, transmissor da dengue, desde o início deste ano. Em 2009, foram 37 focos registrados na cidade.

Existe muita preocupação quanto à prevenção nesta época do ano, por causa das fortes chuvas constantes e da grande quantidade de pessoas que viajam neste período.

Curitiba teve seis casos de dengue no ano passado. Todos foram contraídos em outras cidades. Ontem, a secretaria realizou uma ação educativa na Boca Maldita, centro da capital.

Quem passava por ali teve a oportunidade de conhecer mais sobre o mosquito, inclusive observando os aspectos das pupas, das larvas e do próprio inseto. A população também recebeu orientações sobre os cuidados para evitar a transmissão da dengue e como agir em caso de suspeita.

Joyce Carvalho - parana-online
Sucessão Estadual
No interior, Richa já assume o discurso de candidato ao governo

Em visita a Pitanga, prefeito agradece apoios que vêm recebendo ao projeto que irá apresentar aos paranaenses. Depois, diz que o plano é do partido e não dele

O prefeito de Curitiba, Beto Richa (PSDB), já está falando em suas visitas a cidades do interior do Paraná como candidato ao governo do estado. O partido ainda não escolheu entre Richa ou o senador Alvaro Dias. Mas, ao discursar anteontem na Câmara de Vereadores de Pitanga, na região central do estado, o prefeito deu sinais de que apenas aguarda a ratificação do PSDB pela sua candidatura para começar abertamente a fazer campanha.

Após o discurso, durante entrevista divulgada no blog do jornalista Roberto Lobo, Richa disse que se sentia honrado pela presença de um grande número de pessoas que foram ouvi-lo e também para apoiar o projeto que tem para o estado. “Me sinto honrado, um grande número de prefeitos, de­­putados, ex-prefeitos, vereadores, lideranças que, enfim, vêm aqui nos ouvir e manifestar seu apoio e a crença no projeto que vamos apresentar ao estado.”



Pesquisa aponta que Dilma se aproxima de Serra

No parana-online

Pesquisa encomendada pela Rede Bandeirantes de Televisão e realizada pelo Instituto Vox Populi divulgada ontem, pelo Jornal da Band, aponta uma vantagem de apenas sete pontos percentuais entre os presidenciáveis José Serra (PSDB) e Dilma Rousseff (PT).

Num quadro em que o deputado federal Ciro Gomes (PSB-CE) também é considerado pré-candidato, o governador de São Paulo aparece com 34% das intenções de voto, contra 27% da ministra-chefe da Casa Civil do governo Luiz Inácio Lula da Silva. Ciro Gomes tem 11% das intenções de voto e Marina Silva (PV-AC), 6%.

O Vox Populi também pesquisou o quadro sem a candidatura de Ciro Gomes, situação preferida pelos petistas, que defendem uma eleição plebiscitária entre Dilma e Serra. Nesta hipótese, o pré-candidato tucano sobe para 38%, contra 29% de Dilma.

A senadora Marina Silva soma 8%. O instituto simulou, ainda, um eventual segundo turno entre Serra e Dilma, com vantagem do candidato do PSDB de 46% a 35%.

A pesquisa questionou também se o eleitor votaria no candidato indicado pelo presidente Lula, para medir a transferência de votos. Trinta por cento dos entrevistados disseram que “com certeza”.

O Vox Populi entrevistou 2 mil pessoas, em todos os estados do País, exceto Amapá, Acre e Roraima, entre os dias 14 e 17 deste mês. A margem de erro é de 3,1 pontos percentuais. A pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número 1057/2010.



Dois arco-íris enfeitaram o início da noite passada em Curitiba

Outro vereador é preso em Londrina

O vereador de Londrina Joel Garcia (PDT) foi preso na tarde de ontem pelo Grupo de Atuação Especial contra o Crime Organizado (Gaeco). Garcia teve prisão preventiva decretada pela juíza da 2.ª Vara Criminal, Adriana Fernandes e Silva, para evitar que ele interfira nas investigações dos crimes de peculato e concussão (uso da função pública para obter vantagens).

Segundo o promotor do Gaeco, Jorge Fernando Barreto da Costa, a prisão preventiva foi requerida à Justiça porque o vereador estaria prejudicando as investigações sobre a existência de funcionários fantasmas em seu gabinete, “atrapalhando a instrução criminal”.

Garcia era procurado desde quinta-feira pela polícia, que só conseguiu encontrá-lo no final da tarde de ontem, em um apartamento no Bairro Jardim Petrópolis. Contra o vereador, correm três ações criminais e duas ações civis públicas.

“Concluímos que ele mantinha uma funcionária recebendo salários da Câmara Municipal sem prestar serviços a nenhum gabinete”, disse o promotor. Além da manutenção de funcionário fantasma, o vereador também é acusado de favorecer empresa de sua família em uma licitação do município.