segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

Eleição
Dividido, PSDB faz reunião para escolher Beto Richa
 
O diretório estadual do PSDB se reúne hoje de manhã para definir o prefeito de Curitiba, Beto Richa, como pré-candidato do partido a governador, afastando o senador Alvaro Dias da disputa. Segundo o presidente do PSDB estadual, Valdir Rossoni, o partido precisa definir um pré-candidato para que possa começar a negociar suas alianças com outras legendas. “Quem tem dois candidatos não tem nenhum. Hoje, os partidos perguntam quem é o pré-candidato, para que possam negociar aliança”, explicou Rossoni. “A partir amanhã (hoje) teremos um pré-candidato para poder negociar, que terá o apoio da executiva e do diretório do partido nas convenções do mês de junho.”

Alvaro Dias afirmou, em seu blog, que não vai participar da reunião. Para o senador, o encontro desrespeita o calendário eleitoral estabelecido pela Justiça. Ele disse também que a direção do PSDB do Paraná não manteve o acordo de que a escolha do candidato se daria por pesquisa. Para Alvaro, “a imposição do nome do prefeito Beto Richa, de forma antecipada e ilegal, arma o palanque do adversário”. Entre as consequências das decisões do diretório estadual, o senador considera que o palanque de Dilma Rousseff (PT) passa a existir com a força da candidatura de seu irmão, o também senador Osmar Dias.

Rossoni considerou desagradável a tentativa de se tentar barrar o encontro na Justiça. “Todos os partidos já têm seus pré-candidatos, porque o PSDB não poderia ter?”. Rossoni criticou também a postura de Alvaro Dias de informar em seu blog que não iria na reunião. “Nada é decidido no PSDB que não seja pela maioria. A reunião de amanhã (hoje) vai ter a deliberação dos 45 membros do diretório. E para dar maior legitimidade ao ato, foram convocados prefeitos, vereadores e delegados do partido, para darem suas opiniões.”

A realização do encontro foi, no fim de semana, objeto de disputa judicial. O advogado Renato Vargas Guasque, um dos delegados tucanos (membro do PSDB que tem direito a voto na convenção do partido), foi à Justiça tentar impedir a reunião, argumentando que o partido não estaria cumprindo os prazos estabelecidos pelo Tribunal Superior Eleitoral, que estabelece que a escolha do candidato só deve ocorrer a partir de 10 de junho.

O pedido de liminar foi negado em primeira instância, pois o juiz da 21.ª Vara Cível de Curitiba Rogério de Assis considerou que a decisão que surgir na reunião não vai surtir qualquer efeito legal perante a Justiça Eleitoral, sendo “mera decisão interna”. Guasque recorreu da decisão e, no sábado, a desembargadora manteve a decisão de Rogério de Assis.

fonte www.gazetadopovo.com.br
Eleições
TSE discute possibilidade de preso votar
Os jovens infratores, com idade entre 16 e 21 anos, que cumprem medidas socioeducativas

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) discutirá na tarde de hoje em audiência pública, a resolução que traçará as diretrizes para os Tribunais Regionais Eleitorais (TREs) assegurarem, em outubro próximo, o exercício do direito de voto pelos cerca de 170 mil presos provisórios e adolescentes em medida socioeducativa.

Pela Constituição, só presos com condenação definitiva perdem os direitos políticos e o direito a votar. Os jovens infratores, com idade entre 16 e 21 anos, que cumprem medidas socioeducativas, como não foram condenados, não perderam os direitos políticos e devem participar normalmente das votações. Na eleição de 2008, os TREs de 11 estados promoveram a coleta de votos de presos provisórios. Houve casos como o do Rio de Janeiro em que a votação foi somente em uma delegacia.

fonte www.bemparana.com.br