domingo, 7 de março de 2010

08 DE MARÇO - DIA INTERNACIONAL DA MULHER

Mulher...

Que traz beleza e luz aos dias mais difíceis
Que divide sua alma em duas
Para carregar tamanha sensibilidade e força
Que ganha o mundo com sua coragem
Que traz paixão no olhar
Mulher,
Que luta pelos seus ideais,
Que dá a vida pela sua família
Mulher
Que ama incondicionalmente
Que se arruma, se perfuma
Que vence o cansaço
Mulher,
Que chora e que ri
Mulher que sonha...
Tantas Mulheres, belezas únicas, vivas,
Cheias de mistérios e encanto!
Mulheres que deveriam ser lembradas,
amadas, admiradas todos os dias...
Para você, Mulher tão especial...

Feliz Dia Internacional da Mulher!

Homenageando as "mulheres da minha vida" - Luciana e Anna Lúcia, homenageio todas a mulheres pelo "Dia Internacional da Mulher".

Quem disputar vaga no Executivo e no Legislativo está proibido de comparecer a eventos para entrega de obras públicas

Candidatos a uma vaga na Assembleia Legislativa, Câmara dos Deputados ou Senado não poderão mais comparecer a inaugurações de obras públicas a partir de 3 de julho, a três meses das eleições. A proibição é uma das novidades da resolução publicada ontem pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) que alterou o calendário eleitoral deste ano para adequá-lo às novas regras. Até a campanha passada, estavam vetados apenas os candidatos a cargos do Executivo: presidente da República, governadores e vice. A restrição vai atingir em cheio políticos da base aliada do governo que sonhavam em acompanhar o presidente Luiz Inácio Lula da Silva em inaugurações. Como não é candidato, Lula está livre para inaugurar, mas fará isso sem a companhia dos candidatos. No caso dos palanques estaduais, não haverá grandes mudanças porque a grande maioria dos governadores ou daqueles que os substituirão a partir do prazo de desincompatibilização, em 3 de abril, será candidata à reeleição e, mesmo com a norma antiga, eles já estavam proibidos de inaugurar obras. É o caso de Minas, onde o vice-governador Antonio Anastasia (PSDB) deve ser o candidato ao governo. O voto em trânsito para presidente da República é outra das novidades da Lei 12.034 que rege as eleições deste ano e que foram incorporadas ao calendário. A resolução definiu que o eleitor que estiver fora da sua cidade poderá votar para presidente em qualquer capital do país, mas para isso terá de fazer um cadastro provisório informando à Justiça Eleitoral, entre 15 de julho e 15 de agosto, onde vai estar no dia das eleições. A medida pretende impedir que o eleito vote duas vezes, uma onde tem o domicílio e outra na cidade apontada no cadastro provisório.

Internet - A nova resolução determina que a propaganda eleitoral na internet começa com a campanha em geral, ou seja, em 6 de julho, mas não consegue inibir o pedido de votos por meio das dezenas de sites, blogs e comunidades virtuais não oficiais que inundam a rede desde o ano passado. A instrução foi publicada no prazo previsto em lei — até 5 de março — a tempo de vigorar nas eleições. Ao todo, foram aprovadas 18 resoluções que tratam do processo eleitoral deste ano, oito somente esta semana. O TSE publicou ontem também instrução que especifica as certidões criminais que devem ser apresentadas no ato de registro de candidatos, alterando a última aprovada no dia 2, incluindo a apresentação de certidões da Justiça Federal do Distrito Federal. Na prática, a medida não inibe os fichas-sujas, só obriga os políticos a apresentar certidões criminais das Justiças federal e estadual de primeiro e segundo graus no seu domicílio eleitoral. Como não existe um sistema integrado do Poder Judiciário, se um candidato tiver, por exemplo, sido condenado por homicídio em uma cidade vizinha ao seu domicílio, essa informação não estará na certidão.

Novas regras para as eleições # Ficha suja - Candidatos terão que apresentar no registro da candidatura a certidão criminal. Caso essa seja positiva, ele será convocado a fornecer documentos detalhando a situação específica de cada processo por meio de certidão chamada de objeto e pé. Essas informações vão estar disponíveis na internet para que o eleitor conheça mais da vida do candidato.

Doações ocultas - Partidos políticos terão que abrir uma conta bancária específica para a movimentação de recursos de campanhas eleitorais. O TSE vai acompanhar a arrecadação e a distribuição do dinheiro, acabando com a possibilidade de doações sem o nome do doador. Porém, ainda não será possível rastrear se o recurso entregue ao partido por uma empresa, por exemplo, seguiu para a conta de um candidato específico.

Voto em trânsito - Eleitores que estarão fora do seu domicílio eleitoral no dia das eleições poderão solicitar a transferência provisória do título para qualquer uma das capitais brasileiras. Será preciso se registrar em qualquer cartório eleitoral do país entre 15 de julho e 15 de agosto indicando a cidade em que vai querer votar.

Pequenas doações - O eleitor poderá fazer doações por meio de cartão de crédito e de débito. As doações pela internet só poderão ser feitas por pessoa física e o limite é de 10% do rendimento bruto.

Presos provisórios - Os Tribunais Regionais Eleitorais terão prazo de 30 dias para manifestarem as dificuldades de implantar o direito de voto para eleitores que ainda não foram julgados e cumpre pena em estabelecimentos penais. Pelo cronograma estabelecido pelo TSE, essas unidades terão seções especiais de votação. A medida deve atingir cerca de 150 mil presos e 15,5 mil jovens entre 16 e 21 anos que cumprem medidas socioeducativas.

Cadeiras no Legislativo - O TSE decidiu não alterar a representatividade dos estados no Legislativo Federal e estadual. A Constituição Federal e a Lei Complementar 78/1993 estabelece que o número de deputados federais e estaduais é proporcional à população. Porém, uma recontagem nunca foi feita.

no www.tukascaletti.blogspot.com
Irmão de papa Bento 16 é acusado de abuso sexual de alunos
Caso teria acontecido no colégio jesuita Canisius de Berlim entre 1970 e 1980

A Igreja Católica enfrenta vários escândalos de abusos sexuais — principalmente em um coro dirigido pelo irmão do papa Bento 16 — que engrossam uma longa lista de casos de pederastia clerical em diversos países, dos Estados Unidos à Irlanda.

O escândalo da Alemanha eclodiu no final de janeiro no prestigioso colégio jesuíta Canisius de Berlim. Seu reitor admitiu que muitos alunos haviam sido vítimas de abusos sexuais nos anos 1970 e 1980, nos quais dois ex-professores jesuítas estiveram envolvidos.

Mas o escândalo se estendeu para outros estabelecimentos escolares, como o de Ettal, na Baviera, e já provocou várias demissões eclesiásticas.

Na sexta-feira (5), atingiu ao coro dos meninos cantores de Regensburg, também na Baviera, dirigido de 1964 a 1993 pelo bispo Georg Ratzinger, irmão de Bento 16.

O bispado de Regensburg reconheceu um caso de abusos sexuais que se remonta ao começo da década de 1950, mas indicou que dispõe "de informações sobre vários casos de supostos abusos entre 1958 e 1973". Ratzinger declarou a uma rádio local que não sabe de nada.

O Vaticano "leva muito a sério qualquer assunto de escândalo sexual de pederastia na Alemanha", disse o padre Ciro Benedettini, vice-diretor da sala de imprensa do Vaticano. Ele se negou a comentar o caso de Regensburg.

A conferência episcopal alemã encarregou o bispo de Tréveris, monsenhor Stephan Ackermann, de esclarecer esse escândalo.

O presidente da Conferência Episcopal, monsenhor Robert Zollitsch, se reunirá no dia 12 de março no Vaticano com o papa, que, desde o começo de seu pontificado, condenou duramente esses comportamentos que geram "vergonha" e assegurou que os culpados "não têm lugar na Igreja".
 
do site www.bemparana.com.br
PSDB terá mais palanques próprios do que PT

O PSDB vai romper neste ano uma tradição do PT de lançar nas eleições estaduais mais candidatos a governador do que o adversário. Em 2010, serão os tucanos que terão mais palanques próprios nas disputas estaduais. A montagem desse tabuleiro eleitoral também mostra que a eleição do "nós contra eles" pregada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva na disputa federal não se dará na prática na maioria dos Estados.

As negociações ainda estão em andamento, mas as possibilidades de duelo direto entre candidatos a governador tucanos e petistas já podem ser medidas. Ele acontecerá, em pelo menos, dez Estados e no Distrito Federal, com o risco de não ocorrer nos maiores colégios eleitorais do País - São Paulo e Minas Gerais. Isso significa que, na maioria das unidades federativas, o caráter plebiscitário que o PT quer dar à eleição ficará restrito ao discurso de terceiros.

No cenário mais otimista, os petistas contarão, no máximo, com 13 nomes do partido para governador neste ano - apenas 9 estão confirmados por enquanto (AC, BA, DF, MS, PA, RS, SC, SE e RO). O PSDB tem representantes garantidos em 14 Estados (AC, AP, AL, ES, GO, MG, PA, PR, PI, RO, RR, SP, TO e CE), podendo chegar a 19. As duas legendas governam cinco Estados cada uma.

INVERSÃO DE PAPÉIS

Historicamente, o PT sempre lançou candidatos a governo estadual em quase todo o País. Mas, desde a vitória de Lula, o número de candidatos petistas na corrida estadual vem reduzindo a cada eleição. Em 2002, foram 24. Quatro anos depois, nas eleições de 2006, foram 18. Agora, não ultrapassarão 13.

Já os tucanos têm ampliado a cada pleito sua participação direta na disputa estadual. Em 2002, lançaram 9 candidatos. Na eleição seguinte, esse número quase dobrou (17). Neste ano, o PSDB poderá levar aos palanques nos Estados até 19 tucanos, que, além de brigar pelo governo, ajudarão na campanha do governador José Serra, virtual candidato a presidente. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.


Brecha na lei permite receber acima do teto constitucional

A existência de servidores públicos recebendo vencimentos acima do teto constitucional, revelada por reportagem de O Estado do Paraná do dia 18 de fevereiro, quando foi divulgado os salários do Tribunal de Justiça do Paraná (TJ-PR) e a existência de juízes, desembargadores e outros servidores que, por vantagens pessoais adquiridas ou decisões judiciais tinham vencimento superior a R$ 26,7 mil, não é privilégio apenas do Judiciário. Brechas ou falta de interpretações sobre a aplicação do teto constitucional permitem que membros do Executivo ou do Legislativo acumulem vencimentos e recebam dos cofres públicos somas superiores ao salário de um ministro do Supremo Tribunal Federal (o máximo que a Constituição permite que seja pago a um servidor público).

No Paraná, ao menos três secretários de Estado acumulam vencimentos superiores ao teto por serem aposentados por órgãos ligados a outros poderes: o secretário Especial de Corregedoria e Ouvidoria Geral Luiz Carlos Delazari, o secretário de Justiça e Cidadania, Jair Ramos Braga e o secretário-chefe da Casa Civil, Rafael Iatauro. Promotor de Justiça de carreira e ex-procurador Geral de Justiça, Delazari é aposentado pelo Ministério Público Estadual (MPE) - subsídio em torno de R$ 23 mil. Ao receber salário de secretário de Estado (R$ 13.273,01), acumula vencimentos superiores ao teto. Desembargador aposentado pelo Tribunal de Justiça do Paraná, Jair Ramos Braga também acumula vencimentos (aposentadoria, cerca de R$ 24 mil mais salário de secretário) superiores ao limite. Já Rafael Iatauro recebe aposentadoria do Poder Legislativo, ao qual o Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE-PR) é vinculado. conselheiro aposentado, Iatauro exerceu a presidência do TCE-PR e, por isso, recebe uma aposentadoria que supera R$ 27 mil, além do salário de secretário.


O texto da Constituição de 1988, alterado por emenda aprovada em 2003 pelo Congresso estabelece que a remuneração dos servidores públicos "percebidos cumulativamente ou não, incluídas as vantagens pessoais ou de qualquer outra natureza, não poderão exceder o subsídio mensal, em espécie, dos Ministros do Supremo Tribunal Federal". A Constituição não faz referências a aposentadorias, mas o termo "cumulativamente", para alguns juristas consultados pela reportagem já seria suficiente para se interpretar que não se pode acumular aposentadoria de um órgão público e salário de outro, mesmo que em esferas diferentes do poder com soma superior ao teto constitucional.

Na Justiça Estadual e no Tribunal de Contas do Estado não há notícia de nenhuma regra ou jurisprudência sobre o assunto. Em uma inspeção na Casa Civil, em 2008, a 3ª Inspetoria de Controle Externo do TCE-PR determinou uma tomada de contas extraordinária no órgão, por conta do pagamento de gratificações a 181 funcionários e a cessão de 227 servidores a outros órgãos. No pedido de tomada de contas, a inspetoria citou a possível irregularidade no pagamento de salários a Iatauro, recomendando a sustação dos pagamentos excedentes ao teto e a devolução dos salários pagos anteriormente. O processo ainda tramita no TCE-PR, sem nenhum parecer e nem previsão de ir a julgamento.

fonte www.parana-online.com.br
Gustavo Fruet admite candidatura ao Senado

O deputado federal Gustavo Fruet afirmou ontem (07/03) em entrevista à rádio CBN, que sua candidatura ao Senado pelo PSDB é quase certa. Ele alega que o processo foi antecipado pelo interesse do presidente Lula em alavancar a candidatura de Dilma Roussef (PT) à sucessão presidencial, mas que a população ainda não está com a cabeça na eleição.

Fruet afirma que o PSDB tem um projeto nacional que inclui ampliar a bancada de senadores. “A candidatura (ao Senado), mais do que vontade pessoal, só terá sentido se houver essa convocação do partido”, afirma o tucano, argumentando ainda que pesquisas sinalizam para um sentimento de renovação.

Muita gente duvida das chances do parlamentar emplacar a vaga de candidato a senador. Alguns apostam que o PSDB paranaense pode acabar rifando Fruet em favor de uma aproximação com o PMDB de Requião. O governador também é candidato ao Senado, e teria interesse em tirar o deputado da disputa, diminuindo a concorrência. Pelo mesmo motivo, Requião vem bombardeando o ministro Paulo Bernardo, cuja esposa, Gleisi Hoffmann, é candidata ao Senado pelo PT.

Do blog www.fabiocampana.com.br
Em Assis, Beto propõe aliança de partidos

O prefeito Beto Richa, de Curitiba, propôs nesta quinta-feira (4), em Assis Chateaubriand, a construção de uma ampla aliança de partidos para apresentar aos paranaenses, nas eleições de outubro, um grande projeto de desenvolvimento social, econômico e sustentável para o Estado.

“Estamos conversando com lideranças de diversas legendas a fim de estabelecer um amplo leque de aliados em torno de um projeto que alavanque o desenvolvimento do Paraná”, afirmou Richa.

A convite da prefeita Dalila Mello, de Assis, Richa apresentou à população da cidade a experiência de gestão da capital paranaense em palestra na Associação Cultural e Esportiva Nipo-Brasileira (Acenbac). O prefeito destacou o Contrato de Gestão, ferramenta que estabelece metas e prazos para todas as áreas da Prefeitura de Curitiba.

Acompanhado pelo deputado federal Alfredo Kaefer e deputados estaduais Valdir Rossoni, Ademar Traiano e Luiz Fernandes Litro, Richa visitou a Associação Comercial de Assis e participou da entrega do título de cidadão honorário a Alípio Leal e Paulo Yamamoto, reitor e vice-reitor da Universidade Tecnológica do Paraná, na Câmara Municipal. No fim da noite, participou de um jantar com lideranças de Assis e região.

Segundo ele, sua indicação como pré-candidato do PSDB ao Governo do Paraná possibilita ao partido avançar nos entendimentos com outras legendas. “Essa indicação facilita e possibilita avançar nos entendimentos que têm sido mantidos com outras siglas partidárias”, disse o prefeito de Curitiba.

A indicação de Richa foi definida em votação pelo Diretório Regional do PSDB no dia 22 de fevereiro, em Curitiba. “Estou bastante entusiasmado com o grande número de apoio que temos recebido, manifestações de solidariedade, de crença em nossa capacidade de promover as mudanças necessárias no Estado do Paraná, de poder traduzir o sentimento do povo em ações concretas, que atendam os anseios e as expectativas de todos os paranaenses.”

Do blog www.fabiocampana.com.br