terça-feira, 12 de janeiro de 2010

Aécio diz que pressões para ocupar vice "não funcionam"


SÃO PAULO (Reuters)

O governador de Minas Gerais, Aécio Neves, afirmou nesta terça-feira que as pressões de tucanos para que ele ocupe o posto de vice em uma provável candidatura à Presidência do governador de São Paulo, José Serra, "não funcionam".

Ele também previu que ainda em fevereiro, após o Carnaval, o partido deve definir as candidaturas estaduais que darão palanque ao candidato presidencial.

Aécio, que desistiu em dezembro de disputar com Serra a indicação da sigla para concorrer à sucessão presidencial, afastou a possibilidade de que o tema da vice tenha sido tratado durante almoço em que participou na segunda-feira na casa do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, que contou com as presenças do presidente do PSDB, senador Sérgio Guerra (PE), e do senador Tasso Jereissati (CE).

"Os companheiros do PSDB sabem que esse tipo de pressão comigo não funciona", disse Aécio a jornalistas durante inauguração em Belo Horizonte.

Ainda assim, considerou legítima a tentativa de o partido procurar promover uma "chapa pura" na corrida presidencial.

"Eu não chamaria de pressão. Há um sentimento que eu considero legítimo e tenho que reconhecer que é legítimo, por parte de vários companheiros, que gostariam dessa união", disse.

Aécio não descartou o nome do ex-presidente Itamar Franco para ocupar a vice, por indicação do PPS, legenda aliada do PSDB e do DEM. "É um nome qualificado para postular qualquer posto do Brasil, a começar pela própria Presidência da República", declarou.

O presidente do PPS, Roberto Freire, disse à Reuters, no entanto, que o partido se concentra em Aécio para ocupar o posto. "O partido luta para que Aécio seja vice. Itamar pode concorrer ao Senado", afirmou Freire.

O Democratas reivindica o posto, caso Aécio não aceite. "Sem Aécio, o vice é do DEM. Sem nenhuma dúvida", afirmou o ex-prefeito Cesar Maia, por e-mail.

ESTADOS

Aécio relatou que o principal tema da conversa de segunda, que não teve a presença de Serra, foi uma avaliação do quadro de candidatos nos Estados

"Definimos, todos nós, que o momento pós-carnaval, ainda no mês de fevereiro, é o momento definitivo para que essas negociações sejam concluídas", contou.

O trabalho com as potenciais candidaturas nos Estados foi dividido entre Guerra, Aécio e o próprio Serra.

Nos bastidores, um dos argumentos do governador paulista para protelar o anúncio da decisão de sua candidatura reside exatamente na falta de estruturação dos candidatos nos Estados.

O Rio de Janeiro é um dos principais entraves para o partido, onde o deputado Fernando Gabeira (PV), em quem o PSDB apostava para palanque de Serra, desistiu da disputa estadual.

Após o almoço na casa de FHC, Serra passou a ser tratado como "o candidato", apesar da expectativa de que confirme a candidatura apenas em abril, data em que tem que deixar o cargo de governador para concorrer.

O governador mineiro relatou que reiterou aos colegas de partido que vai se dedicar às questões de Minas Gerais, o que vai incluir o esforço para fazer de seu vice Antonio Anastasia o governador do Estado, enquanto ele próprio deve concorrer a uma vaga no Senado.

(Reportagem de Carmen Munari)


Pesquisa indica que faz bem para saúde ter bumbum e pernas grandes


Se a gordura na região da barriga já é comprovadamente nociva para a saúde, agora pesquisadores da universidade de Oxford descobriram que a gordura acumulada nas nádegas e coxas pode diminuir os riscos de desenvolver doenças cardíacas e diabetes.


Assim, o estudo publicado no International Journal of Obesity conclui que ter o corpo em formato de pera -- com mais gordura acumulada aos quadris, coxas e bumbum-- é benéfico para a saúde.

Os cientistas encontraram também evidências de que a gordura na região da barriga libera moléculas chamadas citocinas pró-inflamatórias, processo ligado ao diabetes e doenças cardíacas.

Já a gordura acumulada nas nádegas e quadris é de armazenamento a longo prazo, por isso libera menos ácidos graxos e hormônios mais benéficos como leptina e adiponectina, que combateriam tais doenças.

Konstantinos Manolopoulos, autor da pesquisa ao lado de Fredrik Karpe e Keith Frayn, destaca que a proteção ocorre independente do peso, mas que geralmente quem tem sobrepeso, além de ter quadris largos, também apresenta gordura acumulada na cintura. Neste caso, o efeito positivo é anulado e só dieta e exercício mesmo para deixar você saudável.

Ele diz ainda que homens e mulheres tendem a acumular gordura de maneira diferente e que isto reflete em sua saúde. Homens têm mais barriga e mais chances de desenvolver doenças cardíacas, enquanto as mulheres apresentam mais gordura nas nádegas e coxas e menos chances de ter tais problemas.

Apesar disso, depois da menopausa, as mulheres passam a acumular mais gordura na região da cintura.






Justiça anula decisão que absolveu pilotos do Legacy por negligência


Extraído de: Última Instância

O TRF-1 (Tribunal Regional Federal da 1ª Região) suspendeu nesta terça-feira decisao de dezembro de 2008 que havia absolvido os norte-americanos Joseph Lepore e Jan Paul Paladino de uma das acusações de negligência no acidente em que o jato Legacy, que pilotavam, se chocou contra o Boeing da Gol, provocando a morte de 154 pessoas, em setembro de 2006.

Com a anulação, o julgamento retorna à primeira instância, mas a defesa dos pilotos pode recorrer da sentença.


Os desembargadores aceitaram recurso do MPF (Ministério Público Federal), que afirmava que os dois não poderiam ter sido absolvidos pela conduta relacionada com a negligência na adoção de procedimento de emergência quanto à falha de comunicação com o Cindacta 4, em Manaus.


Na decisao de 2008, o juiz Murilo Mendes, da Vara Federal de Sinop (MT), entendeu que os pilotos não tinham como saber que havia uma situação de perigo e que foram induzidos a erro ao receber a informação de que o plano de voo não previa a mudança de altitude. Ele afastou a acusação de negligência mas manteve as denúncias por imperícia.

Para o relator do processo no TRF-1, desembargador Cândido Ribeiro, a denúncia de que os norte-americanos Joseph Lepore e Jan Paladino agiram de forma negligente se sustenta na constatação de que, embora tivessem pouca familiaridade com o Legacy, eram suficientemente experientes para constatar as contradições do plano de voo que receberam antes de decolar e para saber que deveriam acionar o sistema de comunicação de emergência ao não conseguir contato com as torres de controle.



Cidadãos tem até o dia 22 para opinar sobre critérios de promoção de magistrados


Extraído de: Associação dos Juízes Federais do Brasil - 11 de Janeiro de 2010

Os interessados em opinar sobre os critérios para a promoção por merecimento de magistrados no Brasil têm até o próximo dia 22 para enviar suas propostas ao Conselho Nacional de Justiça (CNJ). As críticas e sugestões à proposta de resolução sobre o tema apresentada pelo conselheiro do CNJ, ministro Ives Gandra, podem ser enviadas para o endereço . O objetivo do CNJ com a proposta é padronizar os critérios de promoção em todo o país.

A promoção de magistrados por merecimento e o acesso aos tribunais de segundo grau pressupõem dois anos de exercício na respectiva entrância ou no cargo. Além disso, o juiz deve integrar a primeira quinta parte da lista de antiguidade aprovada pelo tribunal. Todas as sugestões encaminhadas ao CNJ até o dia 22, em relação à proposta de resolução, serão avaliadas e incorporadas ao texto na medida do possível. A proposta final deverá ainda passar pela aprovação do Plenário do CNJ e, depois de publicada a resolução, os tribunais brasileiros terão 180 dias para se adequarem às novas regras.

O texto submetido à consulta pública foi discutido e aprovado pela comissão de Eficiência Operacional e Gestão de Pessoas do CNJ, integrada também pelos conselheiros José Adônis Callou de Araújo Sá e Jefferson Kravchychyn. Para elaborar a proposta, o ministro Ives Gandra tomou como base os principais critérios e formas de mensuração encontrados nas resoluções editadas pelos diversos tribunais brasileiros e que chegaram à Comissão de Eficiência Operacional e Gestão de Pessoas, após solicitação.

Clubes pagarão a conta para identificar torcedores


Angelo Binder, com informações de Robson de Lazzari

Em 90 dias, Atlético, Coritiba e Paraná terão de colocar em funcionamento um sistema de câmeras no estádio e cadastro de quem compra ingresso. Vereador Tico Kuzma, um dos autores do projeto de lei, aposta em verbas federais para implantação do sistema.

A identificação por imagem dos torcedores de futebol em Curitiba exigirá um investimento imprevisto dos clubes da capital com estádios para mais de 15 mil pessoas. Será de Atlético, Coritiba e Paraná a conta para adequar Arena, Couto Pereira e Vila Capanema, respectivamente, à lei municipal sancionada na segunda-feira, pelo prefeito Beto Richa, com prazo de 90 dias para entrar em vigor.


Pela nova determinação, cada comprador de ingresso será fotografado e terá essa imagem associado ao número do bilhete -- essas informações ficarão armazenadas por 30 dias. A ideia é inspirada em um sistema similar implantado pelo Internacional no Beira-Rio. Em 2007, quando instalou os equipamentos, o clube gaúcho desembolsou R$ 150 mil. Não há previsão do custo atual.

“Será complicado no primeiro cadastro, mas com o tempo os clubes vão se adaptando a lei. Os clubes já têm um cadastro dos sócios e isso facilitará o processo”, admitiu o vereador Tico Kuzma (PSB), um dos autores do projeto de lei ao lado de Roberto Aciolli (PV) e Juliano Borghetti (PP).


Dos clubes da capital, o Atlético conta com um sistema similar. Cerca de 90% dos torcedores que assistem aos jogos na Arena são sócios e já possuem cadastro semelhante. De olho na Copa de 2014, o Rubro-Negro desenvolveu um projeto piloto de segurança do estádio.

No passado passado, uma parceria com a Prefeitura de Curitiba, por intermédio da Secretaria Antidrogas, desenvolveu um sistema de monitoramento e combate ao tráfico de drogas, que servirá como ponto de partida do plano de proteção da cidade para o Mundial. "Foi uma inciativa pontual, feita na partida contra o Grêmio, pelo Campeonato Brasileiro. Agora precisamos saber o que exatamente pede a lei e nos adaptar", explica Péricles de Souza, responsável pela segurança da Arena do Atlético.

Souza disse que o clube, que já conta com sistema de monitoramento, ainda precisa contabilizar quanto será gasto para adaptar o estádio a nova lei. Paraná e Coritiba, por sua vez, terão de capitalizar recursos ainda maiores para se enquadrar.

“Estamos tentando conseguir apoio do governo federal para instalar esse sistema de câmeras na Vila Capanema e no Couto Pereira. Temos mantido conversas com o (Ricardo) Gomyde, assessor do ministro Orlando Silva, para tentar viabilizar esta ajuda, principalmente após os incidentes do Couto Pereira”, argumenta Kuzma.

Segundo o vereador curitibano, está para ser aprovada na esfera federal a distribuição de R$ 84 milhões para equipar 31 estádios brasileiros com câmeras de identificação e segurança. Os vereadores curitibanos fazem campanha para que a dupla Paratiba seja a primeira contemplada pela verba pública.

"É uma medida importante no pacote antiviolência, e o Coritiba terá de se adequar. Vou levar o texto dessa lei para a reunião de diretoria para que possamos tomar as providências", garante o presidente do Coritiba, Jair Cirino. A diretoria do Paraná informou, pela assessoria de imprensa, que o clube está trabalhando para se adequar à lei, mas preferiu não se pronunciar.

Cadastro de visitante “escapa” da lei

A lei, que prevê o cadastro de torcedores no ato da compra do ingresso não afetará a rotina da torcida de visitantes de outras cidades. Exceto em clássicos locais, somente torcedores do time da casa precisarão estar cadastrados previamente.

“É uma lei municipal. Só vale para quem está em Curitiba, então se a pessoa compra fora, não tem como fazer esse controle. De qualquer forma, ficará mais fácil localizar e acionar judicialmente se um torcedor visitante transgredir a lei”, diz Kuzma.

Ele explica que o cadastro será individualizado, mas se a pessoa adquirir cinco ingressos, por exemplo, ficará responsável pelos cinco bilhetes, que devem ser numerados. “As pessoas de bem não vão querer passar os ingressos para bandidos. Além disso, isso pode ajudar a por fim na atividade dos cambistas, pois estas pessoas também estarão identificadas. Tudo isso servirá para ajudar o trabalho da polícia”, acredita o vereador.

O descumprimento da lei vai render advertência por escrito ao clube. Em caso de reincidência, a associação estará sujeito à multa (R$ 5 mil e de R$ 10 mil). Na hipótese de desobediência à lei, mesmo após a aplicação das penalidades, será cassado o alvará de localização e funcionamento do estádio de futebol.

Funcionários dos clubes, próprios ou terceirizados, com desempenho de alguma atividade no local da partida, também devem ser identificados e portar documento que permita a visualização de seu nome, função e foto.
Justiça do Rio Grande do Sul libera bronzeamento artificial em todo o país


G1/Globo.com
Decisão é de primeira instância e ainda cabe recurso. Anvisa afirma ainda não ter sido notificada e que vai recorrer

O bronzeamento artificial está liberado em todo o país, pelo menos por enquanto. A decisão de primeira instância, uma antecipação de tutela, foi obtida pela Associação Brasileira de Bronzeamento Artificial (ABBA) e se baseou em orientação do Tribunal Regional Federal da 4ª Região, no Rio Grande do Sul. Até agora, as liminares favoráveis à liberação da prática beneficiava algumas clínicas individualmente. Esta beneficia todos os associados da entidade.


Desde novembro de 2009, o bronzeamento artificial foi proibido no Brasil pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). A decisão da agência foi tomada com base em estudos que apontaram que a emissão de raios ultravioleta aumenta os riscos de câncer de pele.

Uma pesquisa da Agência Internacional para Pesquisa do Câncer, vinculada à Organização Mundial da Saúde (OMS), alerta para que a prática do bronzeamento artificial aumenta em 75% o risco do desenvolvimento de melanoma em pessoas que se submetem ao procedimento até os 35 anos de idade.


No entanto, a reação das clínicas de bronzeamento artificial e da ABBA foi instantânea e desde então liminares foram concedidas pela Justiça autorizando a prática em estados como o Rio Grande do Sul e o Paraná.

A antecipação de tutela concedida pela Justiça do Rio Grande do Sul no Tribunal Regional Federal é a primeira concedida a uma associação de representatividade nacional, explica o advogado Eugênio Palazzi. “Isso abre a possibilidade para que todos os afiliados da ABBA possam trabalhar”, diz ele. “A decisão da Anvisa simplesmente proibiu empresas que fazem apenas o bronzeamento artificial, e têm compromissos financeiros, de trabalhar.”

A Anvisa afirma ainda não ter sido notificada e quando isso acontecer deve recorrer.

Chuva e vento forte derrubam árvores e danificam onze casas


Gladson Angeli

Uma frente fria que se descola pelo estado deve atingir a capital e o litoral na tarde de quarta-feira (13) e provocar novos temporais


Moradores de Curitiba e das cidades da região metropolitana tiveram mais um dia de transtornos nesta terça-feira (12) em razão da chuva. Árvores caíram e pelo menos onze casas foram danificadas. Não houve registro de vítimas. De acordo com estimativas do Instituto Tecnológico Simepar, o ventou chegou a 65 km/h. Uma frente fria que se desloca pelo estado deve atingir a região leste na tarde de quarta-feira (13) e provocar novos temporais.


Uma casa de madeira desabou no bairro Tatuquara por volta das 15 horas. De acordo com o tenente Eduardo Gomes Pinheiro, da Coordenadoria de Defesa Civil do Paraná, a residência foi construída sobre uma fossa. Com o excesso de chuva, a estrutura da fosse cedeu e afundou, levando a casa junto. Os moradores conseguiram sair a tempo. Em Piraquara, na região metropolitana, um sobrado foi interditado depois que parte do pavimento superior desabou. Segundo Pinheiro, a residência localizada na Rua Guilherme Beetz apresentava problemas de infiltração, que foram agravadas pela chuva.

O Corpo de Bombeiros registrou queda de árvores em vários bairros de Curitiba. Nove casas foram atingidas no Ahú, Cajuru, Boa Vista, Bigorrilho, Seminário, São Lourenço, Mossungê, Água Verde e Mercês. Os galhos também atingiram a rede elétrica e deixaram moradores sem abastecimento de energia elétrica no Campina do Siqueira e no Jardim Botânico. Semáforos ficaram apagados e os motoristas enfrentaram trânsito lento na Avenida Comendador Franco e nas rua Brasílio Itiberê e Engenheiros Rebouças.


Ainda em consequência da falta de luz, duas pessoas ficaram presas em elevadores nos bairros Água Verde e Bigorrilho. Elas foram socorridas pelos bombeiros e passam bem.

Segundo a Defesa Civil, não houve registro de pontos de alagamento nesta terça-feira. Na Vila Maria Antonieta, em Pinhais, a Sanepar monitora o volume de água do córrego que corta a região, que está cheio.

De acordo com o meteorologista Marcelo Brauer, do Simepar, a chuva desta terça-feira resultou da associação das altas temperaturas e da grande umidade. “São chuvas típicas de verão, que se formam e avançam rapidamente. Esta, por exemplo, evoluiu em 30 minutos”, explicou o meteorologista.

A previsão para a quarta-feira é de temporais para Curitiba, região metropolitana e Litoral. A frente fria que se desloca pelo estado deve chegar a região Leste durante a tarde.
Menino que teve o corpo perfurado por agulhas na BA deve receber alta na segunda


Heliana Frazão
UOL notícias




O pequeno M.S.A., de 2 anos, que teve o corpo perfurado por agulhas, deve receber alta na próxima segunda-feira (18), quando retornará para a cidade de Ibotirama, no interior da Bahia. Segundo Roque Aras, diretor do hospital Ana Nery, onde a criança está internada há cerca de um mês, a liberação acontece na segunda-feira se a recuperação do paciente se mantiver constante.


A permanência prolongada da criança deve-se, segundo Aras, à necessidade de completar o ciclo de tratamento pós-operatório. Em menos de duas semanas, o menino foi submetido a três cirurgias, que retiraram 22 agulhas de diferentes órgãos do corpo, como coração, pulmão, fígado e coluna. Ainda restam nove agulhas em regiões que não oferecem riscos à vida do menino. Segundo o médico, M.S.A. não sente dores, nem deverá enfrentar qualquer outro problema em razão dos objetos que permanecerão em seu organismo.


Aras afirma que o menino já conversa e está interagindo com os brinquedos que têm recebido por meio de doações, além de alimentar-se normalmente e demonstrar comportamento oposto ao que apresentou ao chegar ao hospital. O menino chegou arredio, com demonstrações claras de rejeição a aproximação de enfermeiros, fisioterapeutas e outros profissionais, sobretudo do sexo masculino. Ele está recebendo acompanhamento de psicólogos.

A preocupação agora é com volta à cidade de Ibotirama, sua terra natal e palco da suposta violência que sofreu nas mãos do ex-padrasto, Roberto Carlos Magalhães, com a ajuda de sua amante Angelina Capitana Ribeiro dos Santos. Ambos permanecem presos, com denúncia aceita pela Justiça.

A mãe do menino afirma que quer mudar para a cidade de Barreiras, no oeste baiano, onde a criança foi inicialmente internada, por temer a proximidade com os familiares dos dois acusados. Se condenados, eles podem pegar até 20 anos de prisão.


STJ quebra sigilo de Arruda, deputados e secretários suspeitos de corrupção no DF


site bol



O ministro Fernando Gonçalves, do STJ (Superior Tribunal de Justiça), determinou a quebra dos sigilos fiscal e bancário do governador José Roberto Arruda (sem partido) e outros 13 envolvidos no chamado esquema do mensalão do DEM. A decisão do dia 18 passado só foi divulgado hoje.


A investigação contra a Arruda corre no STJ, onde ele tem foro privilegiado. Gonçalves entendeu que não era necessária autorização da Câmara Distrital para determinar a quebra.

Além de Arruda tiveram os sigilos quebrados, deputados distritais acusados de receber propina do esquema: o presidente da Câmara Distrital, Leonardo Prudente, e a deputada Eurides Brito (PMDB), então líder do governo.

Outras pessoas atingidas pela medida são Domingos Lamoglia, do Tribunal de Contas do DF, Fábio Simão, então chefe de gabinete de Arruda até o escândalo; José Luiz Valente, que era o secretário de Educação, além das empresas Adler, Vertax, Info Educacional Unirepro, Linknet, CTIS, Instituto Fraterna e o escritório do governador, conhecido como Associação Brasiliense dos Amigos de Arruda.
Curitiba - Rajadas de vento derrubam árvores; seis casas são atingidas


Gladson Angeli

O tempo variava com sol e chuva, mas as rajadas de vento provocaram quedas de árvores e deram trabalhos aos bombeiros



A chuva que caiu no final da tarde desta terça-feira (12) em Curitiba veio acompanhada de rajadas de ventos. Várias árvores caíram na cidade e pelo menos seis casas foram atingidas. Por volta das 18h40, o Corpo de Bombeiros atendiam ocorrências nos bairros Ahú, Cajuru, Boa Vista, Seminário e São Lourenço.


Alguns galhos caíram sobre a rede elétrica e provocaram interrupções no fornecimento de energia. Duas pessoas ficaram presas em elevadores pela falta de energia nos bairros Água Verde e Bigorrilho. Os bombeiros ainda tentam resgatar as vítimas.




Pesquisa da Canadá mostra Beto Richa na frente em Londrina


Blog do Fábio Campana


A Canadá Pesquisas, de Londrina, realizou pesquisa eleitoral e de avaliação da administração municipal na zona urbana de Londrina.

Veja os números para Governador do Paraná, considerando Beto Richa como candidato do PSDB:

Beto Richa (PSDB) 43%

Osmar Dias (PDT), 38,2%

Orlando Pessuti (PMDB) 6,8%

Nedson Micheleti (PT) 4,8%

Branco e Nulo 5,1%

Indeciso 2,1%


Para o governo, mas tendo Álvaro Dias como candidato do PSDB:

Osmar Dias (PDT), 41,5%

Álvaro Dias (PSDB) 32,6%

Orlando Pessuti (PMDB) 6,9%

Nedson Micheleti (PT) 5 %

Branco e Nulo 10,9%

Indeciso 3,1%


Números na corrida presidencial (estimulada):

José Serra (PSDB) 40,7%

Dilma Rousseff (PT) 19,3%

Roberto Requião (PMDB) 19,0%

Ciro Gomes (PSB) 7,3%

Marina Silva (PV) 5%

Branco ou Nulo 6,3%

Indeciso 2,5%

Palácio Iguaçu passará finalmente por reforma

Roger Pereira

Palácio Iguaçu no canto direito e Palácio das Araucárias no canto esquerdo: obras foram vítimas do atraso.







Dois anos e meio após a desocupação do Palácio Iguaçu, o governador Roberto Requião (PMDB) assina hoje, durante a Escola de Governo, a ordem de serviço para a reforma da sede oficial do governo do Estado, transferida interinamente para o Palácio das Araucárias desde junho de 2007, quando o Palácio do Iguaçu foi fechado para reforma. A obra, prevista para ser entregue em 30 de outubro, custará R$ 23 milhões.

“A ordem de serviço será assinada durante a Escola de Governo. Vamos resgatar o projeto original do prédio que não foi acabado na sua totalidade por falta de verba na época da sua construção. Teremos um palácio inteiramente novo”, declarou Requião ontem, durante a reunião da Operação Mãos Limpas.

Marco da arquitetura modernista paranaense, o Palácio Iguaçu foi construído em 1953, durante o governo de Bento Munhoz da Rocha Neto e nunca passou por uma reforma significativa.

O cronograma de reforma do Palácio atrasou bastante e o governador Roberto Requião não deverá mais ocupar a sede oficial do governo (se renunciar em abril para disputar as eleições de outubro). O orçamento disponível para a obra, que deveria ser concluída em fevereiro deste ano, também extrapolou os R$ 10 milhões previstos em 2006.

O atraso no cronograma ocorreu por questões burocráticas, como os prazos para as licitações e homologações, mas, também, pelas condições encontradas no prédio após sua desocupação.

Segundo a Secretaria de Obras Públicas, um primeiro trabalho realizado pela própria equipe da autarquia entre junho de 2007 e março de 2008 foi o de identificar as modificações necessárias no prédio.

Foram identificados diversos pontos de infiltração, problemas na parte elétrica e hidráulica e necessidade de adequações às novas exigências de segurança e acessibilidade. Só então o governo abriu licitação para a contratação do projeto. Agora, assinará a execução da obra.

De acordo com o secretário de Obras, Júlio Araújo Filho, as instalações elétricas e hidráulicas serão substituídas e a parte estrutural reforçada. A reforma prevê ainda o resgate do projeto original do prédio, feito pelo arquiteto David Azambuja, que nunca havia sido executado completamente.

O edifício de 15 mil metros quadrados também ganhará novas tecnologias de controle e automação de lógica, Internet sem fio, segurança, proteção contra incêndios, novos sistemas de ar condicionado e novos elevadores.

É um edifício de 50 anos que nunca passou por uma grande reforma. Nós queremos resgatar sua arquitetura original, porém com toda a tecnologia que encontramos hoje na construção civil. A obra deverá durar nove meses e esperamos entregá-la até o dia 30 de outubro”, disse Araújo Filho.

Mulheres vão transformar Sítio Cercado em Território da Paz

do site da PMC




Cuidar da comunidade como quem cuida da própria família. É dessa forma que vão trabalhar as 200 moradoras do Sítio Cercado selecionadas para participar do projeto Mulheres da Paz, um projeto social dentro do Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci), feito em parceria da Prefeitura de Curitiba com o Ministério da Justiça. O objetivo do projeto é transformar o bairro num "Território da Paz", com a redução dos índices de criminalidade e de outros problemas sociais, como a gravidez na adolescência e o uso de drogas.

As 200 Mulheres da Paz participaram nesta segunda-feira (11) da abertura oficial do projeto, em solenidade que reuniu lideranças comunitárias do bairro no auditório da Escola Novo Éden. A aula inaugural foi coordenada pela gestora do projeto, Júlia Cordellini, da Secretaria Municipal da Saúde, e também contou com a presença do secretário municipal da Defesa Social, Itamar dos Santos, do coordenador do Pronasci na região de Curitiba, Adalberto Batisti, e da administradora regional do Bairro Novo, Elci Sfredo.

Todas as participantes serão preparadas para mediar conflitos entre os moradores das comunidades onde vivem. "Elas serão mediadoras sociais. Vão nos ajudar a reduzir a violência doméstica e social, criar a cultura da paz, mostrando a todos os vizinhos que é possível resolver conflitos sem agressões", afirmou Júlia Cordellini. Outro objetivo é atrair jovens para os programas sociais da Prefeitura.

O secretário da Defesa Social explicou que o Sítio Cercado foi escolhido pelo Ministério da Justiça entre os bairros da cidade após uma análise que levou em consideração as estatísticas de violência combinadas com vários indicadores sociais, como número de casos de gravidez na adolescência, dependência de drogas, além do número de adolescentes moradores da região. "Sabemos que vamos disputar esses jovens com a criminalidade, especialmente com o tráfico de drogas, mas vamos levá-los para o lado do bem e vamos transformar o Sítio Cercado num Território da Paz, como é o objetivo de todas as ações do Pronasci", disse Itamar dos Santos.

Se depender da disposição das Mulheres da Paz, o objetivo será alcançado. "Vamos cuidar dos adolescentes da nossa comunidade do mesmo jeito que cuidamos dos nossos filhos", afirmou Rosenei Aparecida de Oliveira, presidente do Clube de Mães Unidos do Sambaqui, uma comunidade de 500 moradores que há seis anos deixaram uma área de invasão no Cajuru e foram relocados pela Prefeitura de Curitiba para o loteamento no Sítio Cercado.

Rosenei e todas as 200 Mulheres da Paz foram escolhidas entre 540 candidatas que passaram por entrevistas individuais, coletivas, e dinâmicas de grupo. Elas vão passar por programa de capacitação de 160 horas, que começará na quarta-feira (13), com uma preparação específica para as tarefas que vão realizar na comunidade: mediação de conflitos, técnicas de abordagem, cidadania, prevenção ao uso de drogas, adolescência, inclusão digital, direitos humanos, entre outros temas. Elas receberão uma bolsa-auxílio mensal de R$ 190 durante os 12 meses do projeto.

O trabalho das Mulheres da Paz será acompanhado por uma equipe profissional multidisciplinar das áreas de psicologia, pedagogia, educação, direito e assistência social. Com a ajuda destes profissionais, as mulheres vão dar apoio e encaminhar jovens para o projeto Protejo (proteção de jovens em territórios vulneráveis), uma ação paralela coordenada pela Fundação de Ação Social (FAS), que promoverá atividades para 300 jovens, também do Sítio Cercado. As ações terão como base uma casa alugada especialmente para o projeto, na rua Cruzeiro do Sul, 239.