terça-feira, 26 de janeiro de 2010

Conselho Nacional de Justiça afasta corregedor-geral do TJ do Rio

Processo administrativo disciplinar foi aberto contra Roberto Wider. Ele foi afastado por indícios irregularidades praticadas com cartórios


O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) decidiu nesta terça-feira (26) afastar preventivamente o desembargador Roberto Wider, corregedor-geral do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro. O afastamento se deve à aprovação, por unanimidade pelo CNJ, do voto do corregedor nacional de Justiça, ministro Gilson Dipp, pela abertura de processo administrativo disciplinar contra o desembargador.


Uma série de reportagens do jornal "O Globo" afirmou que o magistrado teria envolvimento com lobista acusado de cobrar propinas a tabeliães, políticos e empresários em troca de favorecimento em processos judiciais.

O processo administrativo vai aprofundar a inspeção feita pela Corregedoria Nacional de Justiça do CNJ, instaurada no dia 16 de novembro do ano passado, que concluiu haver indícios de possíveis irregularidades em atos praticados por Wider em relação a cartórios extrajudiciais do estado.

Dipp ressaltou também que será designado um conselheiro relator do CNJ para conduzir o processo disciplinar no qual o desembargador terá espaço para aprofundar as teses de sua defesa.

Roberto Wider já havia pedido licença do cargo por 30 dias, em novembro de 2009. Em sua carta ao Órgão Especial do Tribunal de Justiça, ele informa que o motivo do afastamento são as acusações que vinha sofrendo.

“Assumo, pessoalmente, o constrangimento íntimo, por certo indescritível, para quem dedicou toda uma vida à causa da Justiça, com o único propósito de permitir ao Órgão Especial desta Casa que faça uma completa investigação, livre de qualquer ordem de dificuldade”, dizia o texto.

O documento continua com Wider afirmando que nada deve nem teme e diz: “Repudio, uma vez mais, o teor insano e calunioso dessas reportagens com minha máxima veemência e desassombro”. No texto, Wider afirma ainda que apresentou ao Ministério Público uma representação contra os autores das reportagens.


Prefeito de Campo Mourão é cassado pela Justiça Eleitoral

Com a sentença deve ser dada posse ao candidato a prefeito que recebeu a segunda maior votação no pleito de 2008, no caso, o ex-prefeito e empresário Tauillo Tezelli


Na tarde dessa terça-feira (26), a Justiça Eleitoral de Campo Mourão , no Centro-Oeste do Paraná, cassou o mandato do prefeito Nelson Tureck (PMDB) e de sua vice, Regina Massareto Bronzel Dubay (PR), por abuso do poder econômico e uso da máquina pública durante a campanha de 2008. Com a sentença do Juiz James de Hamilton Oliveira Macedo, o presidente da Câmara de Vereadores, Eraldo Teodoro de Oliveira (PMDB), deve dar posse ao candidato a prefeito que recebeu a segunda maior votação no pleito de 2008, no caso, o ex-prefeito e empresário Tauillo Tezelli (PPS) e o candidato a vice, Osni Menezes (PDT).


De acordo com a sentença, Tureck poderia ter levado vantagem sobre o adversário ao realizar e participar da inauguração de um abatedouro de aves (Frangobras) em 2008, “fazendo-se dela evento político eleitoral, com potencialidade de desequilíbrio na disputa eleitoral”. No entender do juiz, a lisura das eleições em Campo Mourão foi maculada por causa da sugestão e perspectiva popular de milhares de empregos.

leia mais http://portal.rpc.com.br
Vacinação contra nova gripe no Brasil começa em março por agentes de saúde


País registrou 1.705 mortes causadas pelo vírus influenza A (H1N1). Estoque total do governo é de 83 milhões de doses

O Ministério da Saúde apresentou nesta terça-feira (26) a estratégia nacional de enfrentamento da segunda onda da pandemia de nova gripe no país, que prevê a compra de 83 milhões de doses da vacina para imunizar a população brasileira, a partir de março deste ano.


Dados do ministério mostram que o vírus H1N1 fez 1.705 vítimas fatais no Brasil e mais de 14 mil em todo o planeta . Foram registrados no território brasileiro 39.679 casos graves da doença.

Calendário de vacinação


O calendário de vacinação foi dividido em seis grupos prioritários. Trabalhadores de saúde, gestantes, indígenas, população com doenças crônicas de base, crianças saudáveis entre seis meses e dois anos de idade e adultos saudáveis entre 20 e 29 anos de idade . O ministério não recomenda a vacinação para os que não estiverem nesses grupos.

O plano de vacinação vai ser realizado em quatro etapas. Na primeira, que será realizada entre os dias 8 e 19 de março, trabalhadores da rede de atenção à saúde e profissionais envolvidos na resposta à pandemia e indígenas serão vacinados.

Gestantes serão imunizadas na sequência, entre 22 de março e 21 de maio, em um prazo que vai durar até a quarta etapa da estratégia. Ainda como parte da segunda etapa, crianças de seis meses a dois anos de idade e doentes crônicos serão imunizados entre os dias 22 de março e 2 de abril.

Obesidade mórbida, doenças respiratórias, cardíacas, imunodeprimidos, diabetes e doenças hepáticas, renais e hematológicas são fatores do grupo de doentes crônicos. Grávidas em qualquer período de gestação poderão tomar a vacina.

A população com idade entre 20 e 29 anos será vacinada entre os dias 5 e 23 de abril.

Por último, idosos com mais de 60 anos com e com doenças crônicas serão vacinados entre 24 de abril e 7 de maio.

http://www.gazetadopovo.com.br/gripea
Hospital do Idoso será batizado com o nome de Zilda Arns


O prefeito Beto Richa enviou ofício à Câmara Municipal de Curitiba sugerindo o nome da médica Zilda Arns ao Hospital do Idoso, em construção no Pinheirinho. "Dona Zilda merece todas as homenagens possíveis, pelo belíssimo trabalho que fez por nosso País", disse Richa. Doutora Zilda morreu no dia 12 último, no terremoto no Haiti.

O vereador João Cláudio Derosso, presidente da Câmara de Curitiba, aceitou a indicação e protocolou documento a ser assinado pelos 38 vereadores.

Dias atrás, atendendo solicitação do líder do prefeito, vereador Mario Celso Cunha, Derosso havia pedido aos vereadores para não protocolar requerimentos ou projetos de homenagem. Tudo para dar tempo de escolher uma homenagem à altura da Dra. Zilda Arns. "A escolha do Hospital do Idoso foi muito oportuna, perpetuando o nome desta mulher que sempre lutou pelas crianças e pelos idosos", disse Derosso.

O vereador Mario Celso completou dizendo que "será uma justa homenagem da cidade de Curitiba, através de todos os vereadores. Criadora e presidente das pastorais da Criança e do Idoso, Zilda Arns ficará imortalizada dando nome a um hospital de referência e modelo em todo o Brasil."

O novo hospital terá 9.520 metros quadrados de área construída, com 141 leitos, centro cirúrgico e pronto atendimento, entre outros serviços. O hospital deverá fazer cerca de 50 mil atendimentos e 10 mil internamentos por ano. "Será uma unidade exemplar, que certamente honrará o nome da doutora Zilda Arns", diz o vice-prefeito e secretário da Saúde, Luciano Ducci.

O Hospital do Idoso terá área de atendimento de casos agudos, de imagem para apoio de diagnóstico (tomografia computadorizada, radiologia, ecografia, colonoscopia, endoscopia digestiva alta), centro cirúrgico, unidade de tratamento intensivo, unidade de tratamento semi-intensivo, área de internação, leitos de isolamento, área administrativa e área destinada às atividades relacionadas aos serviços de cuidados domiciliares.

Os pacientes internados nas enfermarias serão acompanhados por familiares durante todo o dia. Após a alta hospitalar, equipes treinadas farão visitas periódicas para ajudar as famílias a cuidar dos pacientes. O hospital será um centro de capacitação e sensibilização de profissionais da saúde para o acolhimento e atendimento adequado ao idoso.

Também estão previstas ações de educação em saúde para o idoso e a família, como a importância do autocuidado e do controle da condição de saúde. O hospital terá cozinha, lavanderia, farmácia, auditório, capela, biblioteca, sala de estudos, lanchonete, praça externa com área de lazer e estacionamento com 208 vagas.



Sucessão Estadual
Sérgio Guerra tentará pacificar Beto e Alvaro

Presidente nacional do PSDB virá ao Paraná nos próximos dias para evitar que o partido rache no estado



O presidente nacional do PSDB, senador Sérgio Guerra (PE), virá ao Paraná nos próximos dias na tentativa de fazer os tucanos locais se entenderem sobre quem será o candidato do partido à sucessão estadual. Ontem, Guerra conversou por telefone com os dois pré-candidatos da legenda ao Palácio Iguaçu: o senador Alvaro Dias e o prefeito de Curitiba, Beto Richa. Nenhum deles revelou o teor da conversa, mas Alvaro deixou evidente o descontentamento com a decisão do diretório estadual de definir no próximo dia 8 o nome do tucano que irá concorrer ao governo. Ainda sem data definida, a vinda de Guerra ao Paraná deverá ocorrer antes da reunião do PSDB paranaense.


A temperatura entre os tucanos do estado subiu no último encontro do partido, realizado na semana passada, quando nem Alvaro nem Richa abriram mão de disputar a cadeira de governador em outubro. Diante do impasse, um novo encontro foi agendado para o dia 8, com o intuito de definir, “impreterivelmente”, qual dos dois tucanos será o candidato da legenda. A determinação não agradou a Alvaro, já que quase todos os 45 membros do diretório estadual do PSDB não escondem a preferência pela candidatura de Richa.

“A definição pode até sair no dia 8, desde que haja entendimento. Do contrário, não há hipótese de se definir a candidatura do partido”, declarou Alvaro Dias, que deu a entender que pode formar uma chapa para disputar contra Richa a indicação na convenção estadual, em junho. “Candidatura oficial só em junho, data da convenção. E, no dia 8, não existe convenção alguma.”


Apesar de se dizer aberto ao entendimento, o senador ressaltou que a atual direção estadual da legenda foi mantida no cargo sem a realização de nova eleição, sob a condição de definir o candidato do partido por meio de pesquisas de intenção de voto. “Esse compromisso foi assumido e creio que pode ser respeitado. Mas não seria fora de propósito buscar um entendimento sem considerar as pesquisas”, afirmou. “Mas isso só é viável com a participação da diretoria nacional do PSDB, que é responsável pela prorrogação do mandato do diretório local. Qualquer decisão precisa ser compartilhada.”

Por meio da assessoria de imprensa, Beto Richa se limitou a confirmar a conversa por telefone com Sérgio Guerra. Já o presidente da legenda no Paraná, deputado estadual Valdir Rossoni, disse que todos os partidos estão definindo alianças e indicações e, portanto, “o PSDB fará a mesma coisa”. “É claro que a legitimidade dessa indicação do partido passará pela convenção, em junho”, argumentou. “Mas, a partir do dia 8, o PSDB vai falar em cima do nome que for decidido.”

Euclides Lucas Garcia
http://www.gazetadopovo.com.br
Sem vagas, presos podem sair

Advogados pedem liberdade para detentos que estão no regime fechado e já deveriam ter sido transferidos para a Colônia Penal Agrícola, que está lotada


A falta de vagas nas penitenciárias paranaenses pode colocar na rua presos que deveriam estar cumprindo pena dentro das unidades prisionais. O problema se deve à lotação nas quatro instituições destinadas ao regime semiaberto. Juntas, elas oferecem 1.882 vagas. A Secretaria de Estado da Justiça (Seju) afirma que o número atende as necessidades do estado. Porém, dados do Sis­tema Nacional de Informações Penitenciárias (InfoPen), do Ministério da Justiça, mostram que em junho do ano passado 2.465 detentos cumpriam esse tipo de pena no estado, em uma proporção de 1,3 preso para cada vaga.


De lá para cá, não houve melhorias nas unidades de regime semiaberto e parte dos presos que teriam direito a esse tipo de pena conti­­nuam detidos no regime fechado.

Os advogados Guilherme Rittel e Estevão Pontes, integrantes da Comissão de Direitos Humanos da Ordem dos Advogados do Brasil no Paraná (OAB-PR), identificaram 33 detentos do Centro de Triagem 2, em Piraquara, que teriam direito ao regime mais brando. “Eles tiveram bom comportamento, atestado pela direção das unidades por onde passaram, e já cumpriram parte suficiente da pena para terem direito ao semiaberto”, explica Pontes.


A informação repassada pelo Departamento Penitenciário do Paraná (Depen-PR) aos advogados é que a Colônia Penal Agrícola, que deveria receber os detentos, estava lotada e que as transferências não poderiam ser feitas.

No fim do ano passado, os advogados impetraram um habeas corpus pedindo que, enquanto não surgissem vagas na Colônia, os detentos encarcerados aguardassem no regime aberto, no qual o detento permanece em casa. O pedido ainda não foi analisado pelo Judiciário. “A jurisprudência determina que um preso não pode cumprir uma pena mais severa do que aquela determinada pela Justiça”, diz Rittel.

Na semana passada, a mesma situação ocorreu no Mato Grosso do Sul. O Tribunal de Justiça permitiu que 384 detentos que já tinham o benefício do regime menos rigoroso deixassem a penitenciária federal de Dois Irmãos do Buriti. Sem locais adequados para o cumprimento do semiaberto, a Justiça liberou os prisioneiros para cumprir prisão domiciliar.

A Colônia Penal Agrícola ocupa uma área de mais de 1,6 mil metros quadrados e tem capacidade para 1.344 presos. Segundo um agente penitenciário que conversou com a reportagem da Gazeta do Povo, cerca de 1,5 mil homens estão atualmente detidos no local. As escalas de trabalho, de 12 horas de vigia por 36 de descanso, deixam cerca de 20 agentes responsáveis pela guarda dos presos. “Tentamos fazer nosso melhor, mas é uma área enorme, muitos presos e pouca gente para cuidar”, diz o agente.

leia mais http://www.gazetadopovo.com.br
Osmar Dias desmente Alvaro e jura que sua candidatura é definitiva



Osmar Dias não aceita a insistente declaração do irmão Alvaro que revela um acordo pelo qual Osmar desistirá de sua candidatura caso Alvaro Dias conquiste sua indicação pelo PSDB.


“Não preciso reafirmar a candidatura que é firme e definitiva”, diz Osmar, desmentindo o irmão tucano (veja post abaixo). E esclarece que há aliança fechada com o PT ou com qualquer outra força política. O almoço, na quinta, com Dilma Rousseff, será para iniciar entendimentos e discussões programáticas.

leia mais http://www.fabiocampana.com.br
Nossa Senhora das Graças fecha ala infantil




O Hospital Nossa Senhora das Graças, localizado em Curitiba, anunciou ontem que vai fechar o Pronto Atendimento (PA) pediátrico a partir do dia 31 de janeiro. Ninguém no hospital concedeu entrevistas, mas segundo a assessoria de imprensa do local, o setor será fechado em função do baixo número de pacientes que procuram esse tipo de atendimento no hospital.


Segundo a nota divulgada pela assessoria, a direção do hospital tomou essa atitude depois de fazer uma pesquisa, durante um ano, para saber a demanda e o perfil dos atendidos no PA infantil. De posse disso, concluiu que menos de 10% do total de pacientes que passavam pelo local necessitavam de consulta emergencial.

Ainda segundo a nota do hospital, em 2010 o Nossa Senhora das Graças vai dar mais atenção ao atendimento de alta complexidade, como transplantes de medula óssea, tratamento cirúrgico de múltiplas doenças, hemodinâmica e UTI neonatal.

A assessoria não informou o número de atendimentos infantis no PA e no Centro Médico do Nossa Senhora das Graças. O fechamento do PA infantil do Hospital Nossa Senhora das Graças poderá aumentar a demanda de outros hospitais de Curitiba, como o Hospital Pequeno Príncipe (HPP), por exemplo, referência no atendimento infantil.

Na avaliação do diretor clínico do local, Donizetti Giamberardino, a demanda do HPP deverá aumentar de 15% a 20% em fevereiro. Segundo ele, provavelmente terá que ser feita uma reestruturação no PA para que a demanda seja suportada de maneira eficaz.

E para piorar a situação, há cerca de nove meses, o Hospital Santa Cruz também limitou seu atendimento infantil, e passou a receber apenas pacientes de um plano de saúde específico, o que também fez aumentar em cerca de 10% a demanda do HPP.

“Hoje já temos a preocupação em atender as expectativas dos nossos pacientes, pois temos filas. Com a sobrecarga, o tempo de espera não será o desejável”, comentou.

Giamberardino explicou que a falta de pediatras é um problema que vem crescendo há algum tempo. Segundo ele, muitos pediatras têm fechado seus consultórios, e aqueles que estão fazendo residência acabam demorando nas especializações depois de formados.

“O ideal seria que cada família tivesse um médico pediatra para acompanhar e os hospitais fossem apenas para situações inesperadas. Mas não é o que ocorre. Os plantonistas podem ser muito bons, mas em geral não conhecem o histórico do paciente, da família”, observa. O HPP faz cerca de dez mil consultas infantis por mês.

Em Curitiba, além dos hospitais, todas as unidades de saúde fazem atendimento de crianças, mas algumas têm setores infantis específicos, como a do Cajuru, Campo Comprido, CIC, Sítio Cercado e Albert Sabin (no Fazendinha). Hospitais como Santa Cruz, Vita e das Nações, por exemplo também atendem crianças (além de adultos).

fonte http://www.parana-online.com.br/editoria/cidades
Osmar Dias sinaliza que pode se aliar com o PT




O PDT do Paraná reuniu, na tarde de ontem, todo o seu conselho político (formado pelos prefeitos e parlamentares do partido) para discutir as estratégias para a candidatura do senador Osmar Dias ao governo do Estado.


Se da reunião não saiu nenhuma definição pública acerca das alianças, apenas que “serão definidas pela executiva estadual” como diz nota do partido, o encontro deixou a sensação de que o entendimento com o PT está próximo.

Sensação evidenciada pelas declarações do pré-candidato. Osmar Dias disse que a definição das alianças não é prioridade no momento, que o partido concentra-se na continuação do Projeto Paraná (série de reuniões em todas as regiões do Estado) para elaborar o Plano de Governo e a edição de uma carta de princípios que norteará a discussão das alianças.

“Entre os princípios, por exemplo, estará que não aceitamos, em hipótese alguma, discutir privatização de empresas públicas. Esse é um compromisso, é um princípio, estará na mesa e se um partido for daquela linha de defender as privatizações, talvez ele não vá querer fazer aliança conosco”, disparou Osmar Dias.

Questionado se ainda pensa em estar junto com Beto Richa (PSDB), Osmar cometeu um ato falho, que também reforça a tese de aproximação com o PT. “Não temos a preocupação de discutir quem será adversário, porque queremos discutir primeiro quem serão os nossos companheiros. E o que vai balizar quem serão os companheiros serão as linhas de atuação que queremos priorizar e o programa de governo que estamos elaborando. Nós esperamos que os partidos que pensam que é possível fazer uma grande renovação, mas uma renovação com propostas, com ideias, com experiência possam se somar a esse projeto”.

leia mais http://www.parana-online.com.br/editoria/politica
Richa anuncia média de 90% no desempenho da Prefeitura nos Contratos de Gestão


A média de desempenho da Prefeitura de Curitiba no cumprimento das metas dos Contratos de Gestão de 2009 foi de 90%. Dos 185 indicadores (metas) estabelecidos nos contratos, assinados pelo prefeito Beto Richa em março do ano passado, 147 indicadores (79%) foram cumpridos plenamente. Em 40 casos, as metas foram superadas. Houve 31 metas (17%) cumpridas com ressalvas e sete indicadores tiveram desempenho insuficiente, 4% do total, o que resultou no cálculo da média de desempenho em 90%.

"Parabéns aos secretários pelo afinco e determinação em conseguir satisfazer as necessidades dos curitibanos e fazer uma administração dinâmica, vigorosa e comprometida com a cidade", afirmou Richa ao anunciar os resultados em reunião com o secretariado nesta segunda-feira (25), no Salão de Atos do Parque Barigüi.

"O resultado geral dos Contratos de Gestão é extremamente positivo, houve avanços em todas as áreas e o processo foi um grande aprendizado para a administração municipal", disse Richa. "Temos uma visão realista do que está sendo feito, do que pode melhorar e do que precisa ser modificado. Provamos que a gestão pública pode e deve ser eficiente."

O prefeito também assinou com os dirigentes municipais os Contratos de Gestão para 2010, que trazem entre os compromissos de destaque vários projetos para a Copa de 2014, que terá Curitiba como uma das cidades-sede.

Entre os planos estão os projetos básicos da revitalização da Rodoviária e das avenidas das Torres, Cândido de Abreu e Marechal Floriano; implantação do Sistema Integrado de Mobilidade; reforma e ampliação do Terminal Santa Cândida, entre outros projetos.

O desempenho geral da Prefeitura foi elogiado por Humberto Falcão Martins, consultor da Publix, instituto que deu suporte ao trabalho de avaliação interna da administração municipal. "Curitiba é uma experiência viva de bom governo. Numa sociedade que anseia por informação, a Prefeitura de Curitiba a presta com qualidade. Foi apenas o primeiro ano dos Contratos de Gestão, e cultura do acompanhamento das metas e da transparência na prestação de contas já está incorporada pela equipe da administração", afirmou Martins.

Curitiba foi a primeira cidade brasileira a adotar os Contratos de Gestão como sistema de controle e avaliação de desempenho do trabalho da Prefeitura. A experiência foi transformada em livro. A obra "Gestão para Resultados em Curitiba: a Experiência da Contratualização" foi escrita em colaboração por 12 técnicos da Unidade de Gestão do Plano de Governo, que faz o acompanhamento dos Contratos de Gestão.

O coordenador do livro e presidente do IMAP, Homero Giacomini, explica que o texto é um verdadeiro manual para outras prefeituras interessadas na adoção dos contratos. "Mostramos a experiência bem-sucedida de Curitiba, para outras administrações que tenham interesse em modernizar a gestão e dar total transparência ao trabalho", afirmou.

O vice-prefeito e secretário municipal da Saúde, Luciano Ducci, afirmou que, mesmo com dificuldades, o desempenho da Prefeitura foi de alto nível. "Tivemos dificuldades com outras esferas de governo, algumas parcerias que atrasaram, mas conseguimos o objetivo de fazer um trabalho conjunto de todas as áreas para cumprir a maioria das metas", disse.

O líder do governo na Câmara Municipal, vereador Mario Celso Cunha, também cumprimentou os secretários pelo desempenho. "De todas as gestões com as quais já trabalhei, essa, sem dúvida, é que tem a maior sensibilidade em sua equipe para as necessidades verdadeiras da cidade e do cidadão", disse.

Participaram da solenidade secretários, administradores regionais e representantes de todas as secretarias e órgãos municipais da Prefeitura de Curitiba.

Metas alcançadas

Entre as metas alcançadas em 2009 destaca-se a redução nos gastos de custeio. O objetivo era de 15%. A economia chegou a 18,72%, com medidas como corte nas horas extras, telefone e combustível.

Na Educação, a meta de abrir 2.000 vagas em creches também foi alcançada: foram abertas 2.285 vagas. Na área da Saúde, a meta para 2009 era manter ou reduzir o índice de 9,99 óbitos por 1.000 nascidos vivos. O resultado, de 9,3, reflete os investimentos da Prefeitura, em especial o programa Mãe Curitibana. Outro indicador de destaque é o da dengue. Nenhum caso da doença contraída na cidade foi registrado. O índice de infestação no LIRA (Levantamento de índice Rápido de Infestação Predial) por Aedes aegypti foi 0%. A meta de 2009 era ficar abaixo de 1%.

As áreas de trânsito e transporte coletivo também trouxeram indicadores positivos. O número de acidentes de trânsito caiu. O índice era de 1469 para cada 100.000 habitantes. O número baixou para 1289 para 100.000 habitantes. A meta de satisfação dos passageiros com o transporte coletivo também foi superada, subindo de 51% para 57%.

A Prefeitura de Curitiba também bateu a meta de busca de financiamentos externos, com o programa Pró-Cidades do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e com a Agência Francesa de Desenvolvimento (AFD), no valor de US$ 100 milhões cada. Os recursos vão garantir a construção de obras fundamentais para a cidade, como o trecho norte da Linha Verde.

Exemplos de metas superadas

Volume de recursos captados em financiamentos para Habitação.

Meta: R$ 105 milhões. Alcançado: R$ 177,3 milhões

Empreendedores capacitados pelo programa Bom Negócio.

Meta: 1.750. Alcançado: 1.912

Atendimentos em Esporte e Lazer.

Meta: 205.329. Alcançado: 299.780

Implantação de novas calçadas

Meta: 50 km. Alcançado: 70 km

Número de embarques na Linha Turismo.

Meta: 468.824. Alcançado: 520.394

Metas não alcançadas

A análise dos resultados apontou pontos que precisam ser melhorados. Uma das metas não alcançadas foi a redução no número de ocorrências de dano ao patrimônio público municipal, dentro do programa de Segurança e Cultura da Paz. A meta era reduzir o número de ocorrências em 5%, mas o volume cresceu de 796 em 2008 para 883 em 2009. Apesar das campanhas educativas da Prefeitura contra o vandalismo, ainda são registrados episódios como o de 6 de dezembro, quando 34 ônibus foram depredados após um jogo de futebol.

O índice de satisfação do cidadão com a manutenção da cidade e o tempo de resposta da Prefeitura às solicitações de serviços de iluminação pública também não alcançaram as metas. Os serviços foram diretamente afetados pelo clima, em decorrência das fortes chuvas que marcaram o segundo semestre. A satisfação com a manutenção da iluminação pública tinha meta de 88%. Ficou em 85,6%.

Algumas metas não atingidas sofreram influência de fatores externos. Por exemplo, o gasto médio dos turistas na cidade. Apesar do sucesso na meta de mais de 3 milhões de visitantes na cidade, o gasto médio diário manteve-se em 73,95 dólares, em parte devido à crise econômica, em parte pela valorização da moeda brasileira frente ao dólar.

Fonte: site PMC