segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010

Tomar cerveja com moderação pode fazer bem aos ossos, diz estudo
Pesquisa diz que bebida é fonte importante de silício, que fortalece estrutura

A cerveja pode ser um terror para a barriga, mas também um "remédio" para os ossos, tornando-os mais fortes. A descoberta foi feita por pesquisadores da Universidade da Califórnia (EUA), que apontam que a bebida é uma fonte significativa de silício, um componente importante para a manutenção da densidade dos ossos. Com isso, as pessoas sofreriam menos de doenças como a osteoporose.

Os pesquisadores analisaram o processo de produção de cerveja comercial para determinar a relação entre os métodos de fabricação e a quantidade de silício existente em cada tipo da bebida. Essa substância, dizem os cientistas, é importante para o crescimento e o desenvolvimento dos ossos e do tecido conjuntivo – a cerveja aparece como uma fonte importante do silício, que está principalmente na cevada, dizem os pesquisadores.

– Baseado nessas descobertas, alguns estudos sugerem que o consumo moderado de cerveja pode ajudar a combater a osteoporose.

No estudo foram analisadas cem marcas comerciais de cerveja – os técnicos acharam concentrações de silício entre 6,4 miligramas por litro e 56 miligramas por litro. Essa quantidade depende do tipo da bebida.

Apesar disso, há cientistas que não recomendam que as pessoas aumentem a dose de cerveja consumida, já que ela causa problemas também. Claire Bowring, da Sociedade Nacional para a Osteoporose da Inglaterra, disse ao jornal Daily Telegraph que, apesar de pequenas quantidades de álcool fazerem bem aos ossos, doses maiores da bebida fazem com que eles percam a força e fiquem mais sujeitos a fraturas.

– Há também muitos problemas de saúde relacionados ao álcool e que não podem ser ignorados.

Do R7
'Dilma não é líder, é reflexo de um líder', diz FHC


Um dia após ter provocado reação dos petistas com artigo publicado no jornal O Estado de S.Paulo em que criticava a estratégia que o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva adota para as eleições deste ano, o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso voltou hoje ao ataque, colocando em xeque a capacidade de liderança da ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, pré-candidata do PT à sucessão presidencial. "Ela não é líder. É reflexo de um líder", disse, antes de participar da inauguração da Biblioteca de São Paulo, espaço estadual que será inaugurado na tarde de hoje pelo governador de São Paulo, José Serra (PSDB). Indagado se considerava Lula um líder, FHC riu e respondeu: "Claro que sim, eu não sou bobo."

Na entrevista que concedeu antes do início da cerimônia de inauguração da Biblioteca de São Paulo, situada no Parque da Juventude, Zona Norte da Cidade, Fernando Henrique fez também questão de comparar o currículo de Serra, pré-candidato tucano à sucessão presidencial deste ano, com o de Dilma Rousseff. "A Dilma ainda não teve possibilidade de mostrar liderança. Serra inspira confiança e tem liderança, já demonstrada no Ministério da Saúde, na Prefeitura de São Paulo e no governo do Estado."

Apesar da clara defesa de Serra, o ex-presidente afirmou que o governador paulista deve manter a discrição sobre sua provável candidatura ao Palácio do Planalto. Questionado se Serra deveria mudar de atitude e falar sobre o pleito deste ano, FHC respondeu: "O PSDB tem de se posicionar. Tem candidato. (Mas) O governador tem de esperar um pouco mais." O tucano esquivou-se, também, de definir uma data para o anúncio da eventual candidatura Serra.

O ex-presidente tucano foi evasivo também ao falar sobre o governador de Minas Gerais, Aécio Neves (PSDB). O mineiro postulava a vaga de candidato do PSDB nessas eleições presidenciais, mas desistiu da empreitada em dezembro. "Aécio está se dedicando a Minas Gerais. Seria deselegante dizer o que ele tem de fazer."

Fernando Henrique voltou a reiterar pontos do artigo publicado ontem no jornal O Estado e disse que o governo Lula não promoveu mudanças com relação à sua administração. "Todos achavam que Lula mudaria tudo. Não mudou, seguiu adiante no que eu tinha feito. Eu achei bom", ironizou. E continuou: "Eleição é futuro. Se (o PT) quiser, a gente compara, desde que seja dentro de um contexto, não há o que temer."


Tribunal do Trabalho é esvaziado após ameaça de bomba

Uma ameaça de bomba esvaziou o Tribunal Regional do Trabalho, no Centro de Curitiba, na tarde desta segunda-feira. Algumas ruas próximas ao TRT tiveram trechos bloqueados para facilitar o trabalho da polícia.

A Polícia Militar recebeu a denúncia através do 190. Segundo a comunicação da PM tudo não passou de um susto. "Fomos comunicados de que haveria uma bomba no tribunal, mas foi verificado de que não havia bomba e era um alarme falso", relatou.


Futebol
Decisão sobre volta do Coritiba ao Couto Pereira será conhecida nesta terça
Vice-presidente Vilson Ribeiro de Andrade confirma que decisão do STJD sobre liberação do estádio será conhecida às 17h desta terça

Às 17h desta terça-feira (9) a torcida do Coritiba saberá se finalmente o time poderá voltar mandar jogos no estádio Couto Pereira. O vice-presidente do alviverde, Vilson Ribeiro de Andrade, afirmou à Gazeta do Povo que a angustiante expectativa de "volta para casa" esta prestes a terminar.

"Esta acontecendo tudo dentro do previsto. Os laudos já foram entregues pela CBF ao STJD e acreditamos que a resposta será positiva", disse Andrade. “A condição para liberação do estádio era de que fosse feita a vistoria por parte da CBF. Como ela já aconteceu, estamos contando as horas para que a liberação aconteça”, explicou o advogado do Coritiba, Gustavo Nadalin.

De acordo com ele, o clube fez tudo que poderia fazer para conseguir a liberação. Laudos de segurança e caderno da inspeção da vistoria feita pela CBF foram entregues à Virgílio Elísio, diretor técnico da CBF. Ele encaminhou a documentação para o Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD), que confirmará a liberação.

Para a liberação, não será preciso esperar pelo novo julgamento por causa do quebra-quebra de 6 de dezembro. No entanto, os laudos entregues por Elísio devem passar pela análise dos procuradores do Tribunal. “Acredito que isso (a liberação) já esteja consumado antes do Carnaval”, lembrou Nadalin.

Se tudo sair como planeja a diretoria coxa, o clássico Paratiba marcado para domingo, 21 de fevereiro pode ser no Couto Pereira. Até aqui, o Alviverde mandou quatro jogos longe de seus domínios: três no estádio Durival Britto e Silva, de propriedade do Paraná, e um no Gigante do Itiberê, em Paranaguá.

A liberação aguardada com ansiedade vale apenas para jogos do Campeonato Paranaense, já que o Coxa perdeu o mando de 30 jogos pelos distúrbios da torcida no ano passado. O julgamento do recurso contra essa punição ainda não foi marcado. "Pelo excesso de processos na pauta do STJD e por causa do recesso do carnaval, acreditamos que o julgamento será apenas na primeira semana de março".

Inspeção agrada CBF, diz Federação

A inspeção, realizada em sigilo, teve duração de cinco horas. De acordo com o engenheiro Reginaldo Cordeiro, da Comissão de Vistoria da Federação Paranaense de Futebol (FPF), o inspetor da CBF, que não teve o nome divulgado, saiu satisfeito com o que viu. “Ele ficou com uma boa impressão. Analisamos todos os laudos, fizemos a inspeção, fotografias e a visita em si”, disse, por telefone, à Gazeta do Povo.

"As informações que colhemos nos bastidores foram as melhores possíveis sobre a impressão dos técnicos da CBF. Estamso otimistas", finalizou Vilson Ribeiro de Andrade

do site www.gazetadopovo.com.br
O sucesso de Richa na festa da uva em Colombo

Assim caminha a humanidade neste ano de eleições. Beto Richa participou da 47ª Festa da Uva de Colombo, na noite de domingo. Foi chamado ao palco, fez tanto sucesso quando a dupla Fernando e Sorocaba.


deu no blog www.fabiocampana.com.br
Mateus Leme terá mudanças a partir desta terça


A Urbanização de Curitiba S/A (Urbs) vai implantar nesta terça-feira (9) alterações no trânsito envolvendo trechos das ruas Mateus Leme, Lysimaco Ferreira da Costa, Dr. Roberto Barrozo e Marcos Moro, na região dos bairros Centro Cívico e Bom Retiro. A partir das 15h, será proibida a conversão à esquerda da rua Mateus Leme para a Lysimaco Ferreira da Costa, em direção ao Bom Retiro, e para a Dr. Roberto Barrozo, em direção ao Centro Cívico. Perto da Mateus Leme, a rua Marcos Moro passará a ter sentido único de trânsito da Lysimaco Ferreira da Costa para a Dr. Roberto Barrozo, servindo de contorno para o acesso à Roberto Barrozo a partir da Mateus Leme.

Agentes de trânsito estarão em toda a região orientando motoristas e pedestres para as mudanças que vão melhorar a segurança e a fluidez do tráfego. É importante que motoristas e pedestres observem e obedeçam a sinalização e as orientações dos agentes de trânsito.