quarta-feira, 3 de março de 2010

Richa vistoria pavimentação com recicladora de asfalto


Já está sendo usada na pavimentação de ruas de Curitiba uma máquina comprada pela Prefeitura que retira a camada de asfalto antigo, tritura, mistura com cimento e devolve para a mesma rua. Este processo é 40% mais barato que a execução normal de uma pista. O prefeito Beto Richa acompanhou o trabalho de pavimentação com o novo equipamento. Antes, fez palestra na UFPR.

Gripe A: Primeiro lote de vacinas chega a Curitiba


A distribuição das vacinas contra a gripe A já está sendo feita pelos nove distritos da Secretaria Municipal de Saúde. A vacinação começa no próximo dia 8 de março. Os primeiros imunizados vão ser os profissionais de saúde.

fonte www.curitiba.pr.gov.br
Prefeitura comemora os 317 anos de Curitiba com inaugurações e início de novas obras

A programação em comemoração aos 317 anos de Curitiba será marcada por inaugurações e ínício de novas obras. Será um mês inteiro de comemorações, com festas nos bairros, atividades de esporte e lazer e culturais, entrega de creches, CRAS, escolas e restaurante popular.

"São novos equipamentos para atender as áreas de saúde, educação, ação social, esportes e lazer, cultura, além da pavimentação de dezenas de ruas pela cidade", afirma o prefeito Beto Richa.

A programação de aniversário começou nesta semana com o início do funcionamento da máquina recicladora, que aumentou de 150 km para 200 km a previsão de pavimentação até o fim deste ano, e da entrega de escritura de lotes para 176 famílias da Vila Sonho Dourado, na Vila Guaíra.

"Queremos comemorar junto com todos os curitibanos o aniversário dessa cidade, que é nosso motivo de orgulho e razão do nosso trabalho diário, por isso estamos organizando com muito carinho o calendário de eventos", afirma o prefeito Beto Richa. O prefeito autorizará novas obras nas nove Regionais de Curitiba.

Pacote - No pacote de obras que serão inauguradas em todas as Regionais no mês de aniversário da cidade, estão pavimentação, creches, escolas, academias ao ar livre, restaurante popular, entre outros equipamentos.

Uma das obras que serão entregues é o Restaurante Popular do Sítio Cercado, que fica na rua Mercúrio, Bairro Novo. O novo restaurante servirá mil refeições. O novo equipamento fica perto do terminal de ônibus do Sítio Cercado, por onde circualm 57.330 passageiros por dia.

CRAS: A Prefeitura de Curitiba inaugurará no dia 9 de março o Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) Umbará, na Regional Bairro Novo. Implantado para atender famílias que moram na região, o equipamento será o 33º CRAS entregue em cinco anos de gestão. Em 2009, os Centros de Referência realizaram 62 mil atendimentos, nas nove regionais. O CRAS Umbará, unidade da Fundação de Ação Social (FAS), é um espaço com ações de prevenção de situações de risco e fortalecimento de vínculos familiares e comunitários, para pessoas em vulnerabilidade social.

Escolas - Está programada a entrega de duas escolas municipais nos bairros do Umbará e do Campo de Santana. As duas unidades terão capacidade de atendimento de 2160 alunos.

A Escola Municipal Umbará terá 12 salas, com laboratório de informática, biblioteca e quadra coberta. A Escola Municipal Rio Bonito II, no Campo de Santana, atenderá 1220 alunos. A unidade tem sala de informática, biblioteca e quadra coberta.

Na CIC, será entregue o Centro Municipal de Educação (CMEI) Vitória Régia, que atenderá 150 crianças. Desde 2005, a Prefeitura já abriu 12.098 vagas para a educação infantil.

Ligeirão e academias - No dia 9 de março, entrará em funcionamento a linha Ligeirão. A nova linha reduzirá quase a metade - de 33 para 18 minutos - o tempo de viagem entre o Boqueirão e o Centro.

O Ligeirão vai ganhar tempo parando apenas nos terminais Hauer e Carmo, uma excelente opção para quem se desloca diretamente ao centro ou ao bairro.

Também serão entregues dez academias ao ar livre, atendendo todas as nove regionais.

Ordem de serviço - O prefeito Beto Richa também fará a entrega de mais de 10 quilômetros de ruas que foram pavimentadas. Em visita aos bairros, Richa assinará ordens de serviço de início de obras em todas as Regionais.

No Pinheirinho, será dado o pontapé inicial da construção do Restaurante Popular Pinheirinho. Serão iniciadas as obras da Unidade de Educação Integral Vila Torres, dos CMEIs Flamboyant, Vila Macedo, Diadema e Faxinal, ampliando a oferta em creches em Curitiba.

Também serão pavimentados 30 quilômetros de ruas, em todas as Regionais. Também será assinado o edital da licitação da segunda etapa do Eixo Viário Aníbal Khury, que fará a ligação entre o Tatuquara e a avenida João Bettega.

Festas - Nas Ruas da Cidadania, estão programadas festas especiais pela comemoração dos 317 anos de Curitiba. Haverá jogos recreativos, jogos gigantes e bolo. Uma festa especial de aniversário está programada no parque Barigui.


Richa e Rossoni com Aécio Neves

O prefeito Beto Richa e o deputado Valdir Rossoni, presidente do PSDB no Paraná, participam amanhã de solenidade em Belo Horizonte da inauguração do novo Centro Administrativo de Minas Gerais, a convite do governador Aécio Neves.

Será um grande encontro de tucanos de todo o país para inaugurar uma obra gigantesca assinada por Oscar Niemeyer.

Do blog do Fábio Campana
Eleitor terá acesso pela internet a certidões criminais de candidatos

Informe TSE

Outra resolução aprovada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) na sessão administrativa desta terça-feira (2) foi a que trata da escolha e do registro de candidatos que vão concorrer às Eleições 2010.

A certidão criminal é um dos documentos exigidos no pedido de registro da candidatura. Uma das novidades da resolução é que, quando essa certidão for positiva, terão de ser apresentadas certidões de objeto e pé, com informações detalhadas sobre o andamento de cada processo criminal existente contra o candidato.

As certidões serão digitalizadas pela Justiça Eleitoral para que o eleitor possa consultar a situação de criminal de cada candidato por meio do Sistema de Divulgação de Candidaturas, na página do TSE na internet.

Se o partido não apresentar a documentação sobre o andamento específico de cada processo de seu candidato, na hipótese de certidão criminal positiva, a Justiça Eleitoral dará prazo de 72 horas para que ele supra essa omissão. Caso não o faça, o candidato poderá ter o registro de candidatura negado por ausência de documentos exigidos no momento do pedido de registro.

Os ministros chegaram a discutir a possibilidade de a exigência de apresentação de certidões criminais ser estendida a processos de improbidade administrativa, mas entenderam que isso não seria possível, uma vez que a Lei de Improbidade Administrativa (Lei 8.429/92) é anterior à Lei das Eleições (nº 9.504/97). A Lei de Improbidade Administrativa é de 2 de junho de 1992.

Além das certidões criminais fornecidas pelas Justiças Federal e Estadual ou do DF, na via impressa do requerimento de registro deverão constar a declaração de bens do candidato, comprovante de escolaridade, prova de desincompatibilização (de cargo ou função pública), quando for o caso, e fotografia recente do candidato.

Do requerimento deverão fazer parte ainda as propostas dos candidatos a presidente da República e a governador de estado ou do Distrito Federal, que deverão ser entregues na forma impressa e digitalizada. Essa documentação ficará disponível no Sistema de Divulgação de Candidaturas na página do TSE na internet, facilitando a consulta do eleitor aos projetos de governo desses candidatos.

A declaração de bens apresentada no ato de pedido de registro terá que ser semelhante à remetida à Receita Federal. Segundo os ministros, seria uma maneira de a Justiça Eleitoral poder comparar ambas as declarações, para verificar eventuais inconsistências.

Convenções e impugnações de registro

A resolução de registro de candidatos assegura também aos partidos políticos autonomia para adotar os critérios de escolha e o regime de suas coligações eleitorais, sem a obrigatoriedade de vínculo entre candidaturas de nível nacional, estadual e distrital.

As convenções que vão escolher os candidatos e definir coligações devem ocorrer de 10 a 30 de junho. Os partidos e coligações devem solicitar à Justiça Eleitoral o registro de seus candidatos até as 19h do dia 5 de julho de 2010. O texto estabelece que cada partido ou coligação preencherá um mínimo e um máximo (30% e 70%, respectivamente) com candidaturas de cada sexo.

Qualquer candidato, partido, coligação ou o Ministério Público poderá no prazo de cinco dias impugnar, em petição fundamentada, pedido de registro de candidato, a partir da publicação do edital relacionado ao pedido.

Ainda segundo a resolução, qualquer cidadão na posse de seus direitos políticos poderá, também no prazo de cinco dias a partir da publicação do pedido de registro, informar ao juiz eleitoral sobre inelegibilidade de candidato, mediante petição fundamentada.

Quitação eleitoral e substituição de candidato

A resolução dispõe que, para efeito de expedição de certidão de quitação eleitoral, será considerado em dia com a Justiça Eleitoral o candidato que, condenado a pagar multa, tenha comprovado seu pagamento ou parcelamento, até a data do seu pedido de registro.

Com base na legislação eleitoral, a resolução faculta ao partido político ou à coligação substituir candidato que tiver seu registro negado, inclusive em razão de inelegibilidade, cancelado ou cassado, ou ainda que renunciar ou falecer após o fim do prazo de registro.

Além disso, o partido poderá solicitar, até a data da eleição, o cancelamento do registro do candidato que dele for expulso, em processo no qual seja assegurada a ampla defesa.

Segundo o texto aprovado, a declaração de inelegibilidade de candidato a presidente da República, governador de estado ou do Distrito Federal não atingirá o candidato a vice-presidente ou a vice-governador, respectivamente, assim como a inelegibilidade destes últimos não afetará os candidatos a presidente da República ou aos governos estaduais ou do DF.