sexta-feira, 8 de janeiro de 2010


Secretaria Antidrogas fecha 2009 com mais de 27 mil atendimentos do Programa "Bola Cheia".
Em 2009, um dos principais programas da Secretaria Antidrogas Municipal, o Bola Cheia, realizou 27.361 atendimentos a jovens e adolescentes em situação de risco nas nove regionais da Prefeitura de Curitiba. O número representa quase onze mil atendimentos a mais em relação ao ano anterior (2008).
O programa, criado pelo prefeito Beto Richa, é realizado às sextas e sábados, das 21h à 1h da manhã em escolas da rede municipal de ensino. A cada noite, aproximadamente 1200 jovens participam de atividades esportivas, recreativas e culturais.
Neste ano, o programa foi incrementado com atividades circenses, sessões de filmes e teatro de fantoches. Em parceria com a Fundação de Ação Social (FAS), o Bola Cheia também realiza um acompanhamento social junto às famílias dos participantes.
Outra novidade em 2009 foi a realização do I Torneio Inter-Regional Bola Cheia, que reuniu os times de futsal das nove regionais onde são realizadas as atividades. O torneio, disputado na Praça Oswaldo Cruz no início de dezembro, contou com a participação de 300 atletas e 1500 espectadores. A regional Cajuru foi a grande campeã em todas as categorias.
Para o Secretário Antidrogas de Curitiba, Fernando Francischini, o sucesso do programa está no resgate da autoestima de milhares de jovens. “Muitos não tinham qualquer esperança de um futuro. No Bola Cheia, eles praticam a atividade que gostam, fazem novas amizades e ficam cada vez mais distantes do mundo das drogas e da violência”, afirma Francischini.
E o reconhecimento internacional já apareceu. Em 2010, o programa será um dos destaques de um seminário de prevenção às drogas entre os jovens que será realizado em Bogotá, na Colômbia, em data ainda a ser confirmada. O convite partiu da prefeitura da capital colombiana através do Centro de Estudos e Análises em Convivência e Segurança Cidadã, órgão ligado ao governo local.

Nenhum comentário:

Postar um comentário