segunda-feira, 15 de março de 2010

Fórum destaca Conselhos de Segurança no combate à violência

O secretário Antidrogas de Curitiba, Fernando Francischini, defendeu neste fim de semana a atuação independente dos conselhos comunitários de segurança (Consegs) nos bairros da cidade. O assunto foi debatido durante o 1º Fórum de Combate às Drogas e à Violência de Curitiba,neste sábado (13), no Salão de Atos do parque Barigui.
 
Para Francischini, os conselhos funcionam como representantes da comunidade e auxiliam o poder público a resolver os problemas de cada região.
 
"A grande dificuldade hoje é a falta de uma lei específica que legitime a existência dos Consegs. Eles estão atrelados ao poder público, quando precisariam ter independência em suas ações", afirmou.
 
O fórum, organizado pela Secretaria Antidrogas, teve o apoio do Sindicato dos Policiais Federais do Estado do Paraná, do Conseg Bairro Alto, do Conseg Boqueirão e do Instituto de Prevenção à Violência.
 
Durante todo o dia, os participantes debateram o papel dos conselhos comunitários no combate à violência, a integração dos conselhos com os órgãos de segurança e a prevenção às drogas como ferramenta para diminuir os índices de criminalidade.

As propostas aprovadas durante os debates resultaram num documento oficial, que será encaminhado para as autoridades como sugestões para o setor de segurança pública.
 
Para o secretário Fernando Francischini, a realização do Fórum foi um passo importante para democratizar a discussão sobre o combate às drogas e à violência. "É fundamental a participação de toda a comunidade nesta questão. Queremos, a partir de agora, que as sugestões apresentadas possam ser discutidas pelas autoridades, já que o cidadão deseja ser ouvido e ter suas reclamações atendidas", afirmou.
 
Para o presidente do Conseg do Bairro Alto, Marcos Holzmann, o fórum foi uma boa oportunidade para a manifestação de todos os conselhos dos bairros. "São raras as oportunidades de nos expressarmos com os órgãos públicos. Isso é importante, pois o Conseg atua em diferentes setores, desde a solicitação do asfalto até os assuntos relativos à segurança", afirmou.

fonte www.pam.curitiba.pr.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário