quarta-feira, 3 de março de 2010

Prefeitura comemora os 317 anos de Curitiba com inaugurações e início de novas obras

A programação em comemoração aos 317 anos de Curitiba será marcada por inaugurações e ínício de novas obras. Será um mês inteiro de comemorações, com festas nos bairros, atividades de esporte e lazer e culturais, entrega de creches, CRAS, escolas e restaurante popular.

"São novos equipamentos para atender as áreas de saúde, educação, ação social, esportes e lazer, cultura, além da pavimentação de dezenas de ruas pela cidade", afirma o prefeito Beto Richa.

A programação de aniversário começou nesta semana com o início do funcionamento da máquina recicladora, que aumentou de 150 km para 200 km a previsão de pavimentação até o fim deste ano, e da entrega de escritura de lotes para 176 famílias da Vila Sonho Dourado, na Vila Guaíra.

"Queremos comemorar junto com todos os curitibanos o aniversário dessa cidade, que é nosso motivo de orgulho e razão do nosso trabalho diário, por isso estamos organizando com muito carinho o calendário de eventos", afirma o prefeito Beto Richa. O prefeito autorizará novas obras nas nove Regionais de Curitiba.

Pacote - No pacote de obras que serão inauguradas em todas as Regionais no mês de aniversário da cidade, estão pavimentação, creches, escolas, academias ao ar livre, restaurante popular, entre outros equipamentos.

Uma das obras que serão entregues é o Restaurante Popular do Sítio Cercado, que fica na rua Mercúrio, Bairro Novo. O novo restaurante servirá mil refeições. O novo equipamento fica perto do terminal de ônibus do Sítio Cercado, por onde circualm 57.330 passageiros por dia.

CRAS: A Prefeitura de Curitiba inaugurará no dia 9 de março o Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) Umbará, na Regional Bairro Novo. Implantado para atender famílias que moram na região, o equipamento será o 33º CRAS entregue em cinco anos de gestão. Em 2009, os Centros de Referência realizaram 62 mil atendimentos, nas nove regionais. O CRAS Umbará, unidade da Fundação de Ação Social (FAS), é um espaço com ações de prevenção de situações de risco e fortalecimento de vínculos familiares e comunitários, para pessoas em vulnerabilidade social.

Escolas - Está programada a entrega de duas escolas municipais nos bairros do Umbará e do Campo de Santana. As duas unidades terão capacidade de atendimento de 2160 alunos.

A Escola Municipal Umbará terá 12 salas, com laboratório de informática, biblioteca e quadra coberta. A Escola Municipal Rio Bonito II, no Campo de Santana, atenderá 1220 alunos. A unidade tem sala de informática, biblioteca e quadra coberta.

Na CIC, será entregue o Centro Municipal de Educação (CMEI) Vitória Régia, que atenderá 150 crianças. Desde 2005, a Prefeitura já abriu 12.098 vagas para a educação infantil.

Ligeirão e academias - No dia 9 de março, entrará em funcionamento a linha Ligeirão. A nova linha reduzirá quase a metade - de 33 para 18 minutos - o tempo de viagem entre o Boqueirão e o Centro.

O Ligeirão vai ganhar tempo parando apenas nos terminais Hauer e Carmo, uma excelente opção para quem se desloca diretamente ao centro ou ao bairro.

Também serão entregues dez academias ao ar livre, atendendo todas as nove regionais.

Ordem de serviço - O prefeito Beto Richa também fará a entrega de mais de 10 quilômetros de ruas que foram pavimentadas. Em visita aos bairros, Richa assinará ordens de serviço de início de obras em todas as Regionais.

No Pinheirinho, será dado o pontapé inicial da construção do Restaurante Popular Pinheirinho. Serão iniciadas as obras da Unidade de Educação Integral Vila Torres, dos CMEIs Flamboyant, Vila Macedo, Diadema e Faxinal, ampliando a oferta em creches em Curitiba.

Também serão pavimentados 30 quilômetros de ruas, em todas as Regionais. Também será assinado o edital da licitação da segunda etapa do Eixo Viário Aníbal Khury, que fará a ligação entre o Tatuquara e a avenida João Bettega.

Festas - Nas Ruas da Cidadania, estão programadas festas especiais pela comemoração dos 317 anos de Curitiba. Haverá jogos recreativos, jogos gigantes e bolo. Uma festa especial de aniversário está programada no parque Barigui.


Nenhum comentário:

Postar um comentário