sexta-feira, 4 de junho de 2010

Bola Cheia completa dois anos e festeja o talento de Murilo, que vai jogar na França

Neste fim de semana, o programa Bola Cheia, da Secretaria Antidrogas Municipal, comemorará com festa os dois anos de atividades do programa. Hoje (4), às 21h, o garoto Murilo Gabriel Limas Sena, de 12 anos, irá se despedir dos amigos que fez na Escola Municipal Sidônio Muralha, na CIC, onde participa dos jogos de futebol do programa. Murilo passará uma semana em Calais, norte da França, para disputar um torneio e ser avaliado por "olheiros" do futebol francês.

"Espero trazer a taça para o Brasil", diz Murilo, que fará parte do time de 14 meninos brasileiros que disputarão o campeonato na categoria pré-mirim. Ele treina na JB Esportes, unidade curitibana da escolinha do São Paulo Futebol Clube, de onde partiu o convite para viajar à França. E complementa a prática esportiva com os colegas do Bola Cheia. "Eu moro na Cidade Industrial e estudava na escola Sidônio Muralha quando ouvi falar do Bola Cheia, já fiz muitos amigo por causa do programa".

O programa oferece atividades esportivas e recreativas às sextas-feiras e aos sábados, das 21h à 1h, para jovens que moram em áreas consideradas de risco nas nove administrações regionais da Prefeitura. Em dois anos, já fez mais de 40 mil atendimentos e conseguiu uma turma fiel de participantes: cerca de 1 500 jovens frequentam assiduamente as atividades.

Murilo é um deles. Ele começou a freqüentar o programa desde sua implantação na CIC. Vai até à escola nas noites de sexta-feira e de sábado acompanhado pelo pai, José Sena. "Ele é considerado um exemplo para os outros garotos, e ao participar da brincadeira, motiva muitos meninos a procurar uma atividade esportiva e buscar um bom futuro. Isso nos deixa orgulhosos", contou José, ao lado da mulher, Célia Lima Sena, mãe de Murilo.

O secretário Antidrogas Municipal, Nazir Abdalla Chain, afirma que o programa é bem-sucedido por conseguir resgatar a autoestima das crianças e dos adolescentes. "Alguns desses jovens não tinham nenhuma opção de lazer. Com o Bola Cheia, em vez de estarem nas ruas, perto das drogas e da violência, eles podem praticar a atividade que gostam e fazer novas amizades".

As principais modalidades praticadas no Bola Cheia são futebol, vôlei e basquete, e também jogos de mesa, como xadrez, tênis de mesa, jogo da velha, trilha, dama, ludo e futebol de botão.

Novidades também cativam participantes. No ano passado, o Bola Cheia passou a oferecer atividades circenses, sessões de filmes, teatro de fantoches e o 1º Torneio Inter-Regional Bola Cheia, que reuniu os times de futebol das nove regionais. Participaram 300 atletas e 1.500 espectadores, e a Regional Cajuru foi a campeã em todas as categorias.


Unidades do programa Bola Cheia:

Centro de Educação Integral Bela Vista do Paraíso, no Santa Cândida

Escola Municipal Sidônio Muralha, na CIC

Centro de Educação Integral Maria Marli Piovezan, no Uberaba

Centro de Educação Integral Maestro Bento Mossurunga, no Alto Boqueirão

Escola Municipal Anita Merhy Gaertner, em Santa Felicidade

Escola Municipal Dona Pompília, no Tatuquara

Centro de Educação Integral Carlos Drummond de Andrade, no Sítio Cercado

Centro de Educação Integral Expedicionário, no Novo Mundo

Centro de Esporte e Lazer Plínio Tourinho, no Jardim Botânico






Nenhum comentário:

Postar um comentário