sexta-feira, 15 de janeiro de 2010

Corpo de Zilda Arns chega ao Palácio das Araucárias para velório


Caixão foi transportado por caminhão do Corpo de Bombeiros. Previsão é que velório, aberto ao público, comece antes do meio-dia

Portal RPC





O corpo da médica pediatra e sanitarista Zilda Arns Neumann, que morreu na última terça-feira (12) no forte terremoto que devastou o Haiti, chegou por volta das 11h30 desta sexta-feira (15) ao Palácio das Araucárias, sede do governo estadual, onde será velado. O caixão com o corpo da fundadora e coordenadora internacional da Pastoral da Criança foi levado até o local em um caminhão do Corpo de Bombeiros, em um cortejo que saiu do Aeroporto Internacional Afonso Pena, na região de Curitiba, por volta das 10h50.


Logo que chegou ao local, a urna funerária foi diretamente levada à sala onde será realizado o velório, mas as portas do Palácio não foram imediatamente abertas ao público, que já forma fila desde as 8 horas. Até as 11h30, cerca de 300 pessoas ocupavam toda a rampa que dá acesso ao prédio, aguardando para dar a última despedida à Zilda.

O senador Flávio José Arns (PSDB-PR), sobrinho da médica, bastante emocionado, falou rapidamente com a imprensa logo que chegou à sede do governo. Ele disse que um passo que Zilda deu no momento do tremor foi o que determinou sua morte. “Ela já havia encerrado seu discurso na igreja em que estava, quando começou o terremoto. Quando deu um passo à direita, acabou atingida pelos escombros”, disse. O senador ainda relatou o cenário de destruição que encontrou no Haiti. “As pessoas não têm as mínimas condições de vida por lá”, definiu.


Por volta das 11h45, o arcebispo emérito de Curitiba, Dom Pedro Fedalto, iniciou uma oração à Zilda no local do velório. Ainda sem previsão para a sala ser aberta ao público, os visitantes que faziam fila do lado de fora do Palácio das Araucárias rezavam, emocionados, o Pai Nosso, enquanto aguardavam para entrar.

Chegada ao Brasil

O avião que trouxe o corpo da médica chegou por volta das 3h30 em Brasília, e partiu às 8h30 da base da Força Aérea Brasileira (FAB) com destino ao Paraná. No Aeroporto Afonso Pena, o avião chegou por volta das 10h20. O caixão saiu por volta das 10h50 em um cortejo com destino ao Palácio das Araucárias, no Centro Cívico de Curitiba.

O senador Flávio Arns, sobrinho de Zilda, acompanha o transporte do corpo desde o Haiti. No Afonso Pena, o fluxo de pessoas era normal no momento do desembarque, e não havia grande movimentação por conta da chegada do corpo da médica. Cerca de 50 familiares foram autorizados a ir até a pista do aeroporto para acompanhar a retirada do caixão da aeronave. Do terminal, a urna funerária seguiu em um caminhão do Corpo de Bombeiros, escoltado pela Polícia Militar (PM) e seguido por carros de parentes de Zilda.

Fila

Por volta das 11h30, cerca de 300 pessoas, inclusive crianças, já formavam uma fila em frente ao prédio, que ainda não estava aberto para visitas. As duas primeiras pessoas, Maria Olina Aparecida e Justina Ângela Basso, são voluntárias da Pastoral e estão no local desde as 8 horas. “Como curitibanas, queremos ser as primeiras a acolher e recepcionar as pessoas que virão de outros lugares aqui hoje”, contou Justina.

“É um dia de muita tristeza, mas também de triunfo para a Zilda, que recebe essa manifestação tão grande de pessoas”, disse Maria.

Um espaço está reservado no estacionamento do Palácio Iguaçu para receber caravanas com centenas de ônibus, vindos de diversos estados. Eles trarão seguidores, fiéis e colaboradores da Pastoral da Criança pelo país. No Palácio das Araucárias, os visitantes devem subir a rampa que dá acesso aos corredores e caminhar cerca de cem metros até chegar ao recinto, no térreo, onde estará o caixão com o corpo de Zilda.

Missa

Em entrevista ao telejornal Bom Dia Paraná, da RPC TV, a sobrinha-neta da médica, Caroline Arns, explicou que a visitação será suspensa no início da tarde para a celebração de uma missa reservada aos familiares. O horário desse intervalo, entretanto ainda está indefinido, já que dependerá do momento da chegada do caixão ao Palácio e da vinda do cardeal e arcebispo primaz do Brasil, Dom Geraldo Majela Agnello, que comandará a cerimônia. Majela trabalhou em parceria com a missionária na fundação da Pastoral da Criança, na década de 1980.

Após a missa, a visitação pública ao velório será retomada ainda nesta tarde e seguirá até o sábado (16). Está programada para as 14 horas a missa de corpo presente no mesmo local do velório. O culto será exibido em telões na Praça Nossa Senhora de Salete - situada nas proximidades do Palácio das Araucárias - para que a população também possa acompanhá-lo, e pela internet, em um link que será disponibilizado no site da Pastoral da Criança. Após a celebração haverá o sepultamento no Cemitério da Água Verde, em cerimônia restrita aos familiares.

Trânsito e policiamento

Um esquema especial de trânsito foi montado na região do Centro Cívico para o velório. Agentes da Diretoria de Trânsito (Diretran) da Urbanização de Curitiba S.A (Urbs) e do Batalhão de Polícia de Trânsito (BPTran) foram deslocados para controlar o movimento. Para evitar tumulto, os cruzamentos das ruas Papa João XXIII e Prefeito Ernani Santiago de Oliveira e das ruas Conselheiro Raul Viana e Professor Benedito Nicolau dos Santos estão bloqueados.

O policiamento nas proximidades do palácio do governo também foi reforçado. O comando da Polícia Militar do estado informou que a rebelião de presos ocorrida na Penitenciária Central do Estado, na noite de quinta-feira, não altera os planos da segurança para a despedida de Zilda.

Flores

Em nota, a família de Zilda Arns agradeceu todas as manifestações e palavras de conforto e solidariedade. Segundo os familiares, seria o desejo dela que no lugar de coroas de flores, fossem feitas doações para o trabalho da Pastoral da Criança. Quem quiser fazer contribuições deve acessar o site www.pastoraldacrianca.org.br.

Presenças confirmadas

O gabinete da Presidência da República confirmou a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva no velório de Zilda Arns. Lula deve embarcar no início da tarde desta sexta-feira em São Luís (MA) com destino a Curitiba. De acordo com a Pastoral, o governador de São Paulo, José Serra (PSDB), e o presidente da Câmara dos Deputados, Michel Temer (PMDB-SP), também confirmaram presença.

Devem acompanhar o velório, ainda, Dom Geraldo Majella Agnelo, cardeal arcebispo de Salvador e primaz do Brasil, co-fundador da Pastoral da Criança, Dom Geraldo Lyrio Rocha, arcebispo de Mariana (MG) e presidente da Conferência Nacional dos Bispos Brasil (CNBB), Dom Aldo Di Cillo Pagotto, arcebispo da Paraíba e presidente do Conselho Diretor da Pastoral da Criança, Dom José Antonio Peruzzo, bispo de Palmas e Francisco Beltrão (PR) e presidente do Conselho Diretor da Pastoral da Pessoa Idosa, Dom Leonardo Ulrich Steiner, bispo de São Félix do Araguaia (MT) e primo de Zilda Arns, e Dom Pedro Luiz Stringhini, bispo de Franca (SP), representando Dom Paulo Evaristo Arns, impossibilitado de comparecer por motivos de saúde.

Tragédia

Zilda morreu na terça-feira (12), aos 75 anos, vítima do forte terremoto que abalou o Haiti. A informação foi divulgada na manhã de quarta (13) pelo gabinete do senador Flávio José Arns (PSDB-PR), sobrinho de Zilda, e confirmada pela presidência da República.

A médica havia chegado em Porto Príncipe no último domingo (10) para um encontro com bispos e realizaria, às 10h desta quarta-feira, uma palestra sobre a Pastoral da Criança na Conferência Nacional dos Religiosos do Caribe. Na quinta-feira, teria um encontro com representantes de ONGs. A viagem de volta ao Brasil estava prevista para esta sexta-feira (15).



Nenhum comentário:

Postar um comentário