sexta-feira, 15 de janeiro de 2010

Um refém é libertado na Penitenciária Central do Estado



Um dos agentes penitenciários que estava refém na Penitenciária Central do Estado (PCE), em Piraquara, foi libertado por volta das 10 horas desta sexta-feira (15). A libertação de Antônio Alves aconteceu depois que o juiz corregedor Márcio Tockars assinou o recebimento de uma carta com a lista dos detentos que os presos pedem que sejam transferidos para outros presídios. Outros dois agentes continuam reféns.


De acordo com informações da repórter Janaina Monteiro, que está no local, as negociações serão retomadas às 13 horas. Representantes da Comissão de Direitos Humanos e Cidadania da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-PR) acompanham as negociações entre as autoridades e os presos. Segundo a Polícia Militar (PM), a situação no momento está sob controle.

Além da transferência de presos, os detentos querem melhorias no serviço de atendimento psicológico, na comida, e exigem, ainda, mais tempo para banho de sol. Eles também querem garantias de que, depois de se entregarem, não aconteçam represálias.

Na noite desta quinta-feira (14), a violenta rebelião tomou conta de todas as 14 alas da penitenciária, onde há cerca de 1.500 presos. O tumulto começou por volta das 21h. Informações no local dizem que seriam pelo menos oito presos mortos. Em entrevistas a rádios, um dos rebelados garantiu por telefone que os funcionários estavam bem.


A rebelião foi facilitada pela retirada dos policiais militares que faziam a segurança interna da unidade. À noite, ficaram apenas os agentes penitenciários - menos de 20 deles. Na hora da contagem de presos, que é feita a cada troca de turno, todos os dias, os presos tomaram os agentes reféns.

parana-online

Nenhum comentário:

Postar um comentário