segunda-feira, 18 de janeiro de 2010

Estruturas partidárias indicam uma eleição estadual acirrada

Partidos dos quatro principais pré-candidatos têm capital político considerável, formado por prefeitos, filiados, vereadores e população sob sua gestão



Embora o eleitor não costume levar em conta a legenda do candidato na hora do voto, a estrutura partidária de cada sigla pode ser decisiva nas eleições deste ano para o governo do Paraná. E, nesse ponto, os quatro principais pré-candidatos – Osmar Dias (PDT), Alvaro Dias (PSDB), Beto Richa (PSDB) e Orlando Pessuti (PMDB) – contam com um capital político nada desprezível, o que leva a crer em uma disputa bem acirrada.


Apesar de o pré-candidato peemedebista ao Palácio Iguaçu, Orlando Pessuti, ainda não ter mostrado popularidade e força política para entrar de forma competitiva na sucessão estadual, o vice-governador vai contar com um trunfo: a estrutura do PMDB. O partido é o maior do Paraná.

Levantamento feito pela Gazeta do Povo – com base em dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e dos dez maiores partidos no estado – mostra que o PMDB está presente em todos municípios paranaenses e é a legenda que conta com o maior número de filiados. Também tem o maior tempo de propaganda eleitoral gratuita na televisão e o maior número de prefeitos e vereadores no Paraná (veja o gráfico).


O PMDB tem hoje 136 prefeituras, 751 vereadores e 164,9 mil filiados no Paraná. O professor de ciência política Emerson Cervi, da Universidade Federal do Paraná, diz que o número de prefeituras e de cadeiras de vereador conquistados pelo PDMB em 2008 tem como principal razão a influência do governo do estado. “Em cidades pequenas, o governo estadual, que é controlado pelo PMDB, tem uma forte influência”, afirma Cervi. “Isso porque os pequenos municípios são muito dependentes do governo.”

Tucanos em segundo

Os tucanos têm atualmente a segunda maior estrutura partidária no estado. Em 2008, o PSDB conquistou 41 prefeituras – entre elas Curitiba. E elegeram 454 vereadores.

Mas o PSDB “vence” o PMDB em alguns itens de estrutura partidária. A reeleição de Beto Richa no primeiro turno, com 778 mil votos, ajudou a tornar o partido o maior em número de votos no Paraná em 2008. Da mesma forma, por controlar a capital – a cidade mais populosa do estado – o PSDB é a legenda que administra o maior número de habitantes no Paraná. Mais de um quarto da população do estado – ou seja, 2,8 milhões de pessoas, de um total de 10,3 milhões paranaenses – é governado pelos tucanos.

leia mais no site http://portal.rpc.com.br/gazetadopovo/vidapublica

Nenhum comentário:

Postar um comentário