quarta-feira, 22 de dezembro de 2010




Secretaria Antidrogas de Curitiba atendeu mais de 233 mil pessoas em 2010




Os programas de prevenção, cursos preparatórios e palestras educativas da Secretaria Antidrogas Municipal atingiram um público de mais de 233 mil pessoas em 2010. O resultado deste ano confirma a evolução do trabalho e ampliação da área de atuação da Secretaria desde sua criação em 2008. No primeiro ano, pouco mais de 40 mil pessoas foram beneficiadas e, em 2009, cerca de 137 mil.

“Estamos oferecendo todas as condições para a realização de um trabalho de prevenção ao uso e abuso de substâncias psicoativas em todas as regiões da cidade”, diz o prefeito Luciano Ducci.

Somente através das operações especiais, a Secretaria monitorou ao longo deste ano 24 eventos, com público estimado em mais de 119 mil pessoas. Com o auxílio de câmeras e cães farejadores, a Secretaria atuou na prevenção ao comércio de drogas em eventos de grande porte, como festas de música eletrônica (raves), feiras e shows. Nessas operações também foram distribuídos informativos sobre prevenção às drogas e à violência.

Outra iniciativa da Antidrogas levou diversão e informações a mais de 38 mil crianças. Através do programa Cão Amigo, foram promovidas nas escolas municipais apresentações com cachorros adestrados.

Já o programa Bola Cheia, que desenvolve atividades ligadas ao esporte, lazer, cultura e cidadania, nas sextas-feiras e sábados, das 21h à 1h, contou com a participação de mais de 41 mil crianças e adolescentes.

No projeto Papo Legal, os participantes interagem e trocam informações sobre os prejuízos causados pelo uso e abuso de substâncias psicoativas. Em 2010, foram realizadas 174 ações com 12.364 participantes.

A unidade móvel da Secretaria levou a Caravana do Bem – oficinas itinerantes de dança, música, teatro e artes plásticas – a todas as regiões da cidade e ajudou na educação de mais de 9,2 mil moradores de áreas carentes.

Em 2010, a Secretaria Antidrogas Municipal contribuiu ainda para a geração de renda e do primeiro emprego para jovens em situação de risco. Através do Movimento Poty foram oferecidos cursos e oficinas de informática e web design, com orientações para cidadania, preservação do meio ambiente e prevenção ao uso de drogas.

Com a ajuda de um programa de computador, a Secretaria está gerenciando dados da Rede de Colaboração Curitibana e Metropolitana, que são encaminhados para os órgãos competentes (Polícias Civil, Militar e Federal e Ministério Público). Este serviço auxilia também na implantação de ações e projetos voltados à prevenção e combate ao tráfico de drogas.

Além de Curitiba, o trabalho da Secretaria Antidrogas está presente em outros cinco municípios paranaenses através de parcerias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário