terça-feira, 7 de dezembro de 2010

A SECRETARIA ANTIDROGAS MUNICIPAL, realiza neste sábado (11/12), a partir das 09:00 hs, na Universidade Positivo, o "II TORNEIO INTER-REGIONAL DE FUTSAL" do Programa "BOLA CHEIA".

A Secretaria Municipal Antidrogas - SAM foi criada pela Lei Municipal nº 12.667/08 de 04/04/2008 e o Dec. nº 309/08 de 08/04/2008, com a incumbência de articular ações de prevenção ao uso indevido de drogas e a reinserção social de dependentes, bem como estabelecer parcerias com órgãos públicos responsáveis pela repressão ao tráfico de drogas, dentro da esfera municipal, com as seguintes atribuições: gerenciar, em parceria com a Secretaria Municipal da Defesa Social, o Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania - PRONASCI, do Ministério da Justiça, na elaboração e execução de projetos voltados ao combate da criminalidade; realizar parceria com demais órgãos municipais para execução de projetos direcionados à prevenção ao uso indevido de drogas, especialmente nas escolas; desenvolver sistemas de inteligência para colaborar com outros órgãos públicos na repressão ao tráfico de drogas; desenvolver projetos sociais de prevenção ao uso de drogas, com esporte, cultura e lazer, nos horários críticos e em áreas sob a influência do tráfico de drogas; implantação de programas de prevenção ao uso indevido de substâncias psicoativas e de reinserção social, além de cooperar com ações e operações de repressão ao tráfico.

Nesta vertente implantou o Programa Bola Cheia, iniciado em junho/2008, que hoje já atende às nove regionais do Município e que trata da prevenção ao uso indevido de drogas, através de práticas esportivas coletivas e individuais, tendo como principal modalidade o futsal, seguido do vôlei e do basquete, e jogos como xadrez, tênis de mesa, jogo da velha, trilha, dama, ludo e futebol de botão. Esse projeto é diferenciado pelo horário de sua prática, ocorrendo às sextas e sábados das 21h à 01h, tendo como finalidade a atração de jovens em situação de risco e de vulnerabilidade social.

Vale lembrar que quando do lançamento do programa nas nove regionais de Curitiba, contou-se com a presença de membros da diretoria e atletas dos clubes de futebol desta Capital, inclusive com a doação de brindes.

Os resultados obtidos pelo programa em 2008, foram de 16.502 (dezesseis mil, quinhentos e dois) participantes, com 621 (seiscentos e vinte e um) cadastros; Em 2009, o programa recebeu 27.361 (vinte e sete mil, trezentos e sessenta e um) participantes, com 779 (setecentos e setenta e nove) cadastros; Em 2010, até o mês de agosto, foram contabilizados 27.593 (vinte e sete mil, quinhentos e noventa e três) participantes, com 368 (trezentos e sessenta e oito) cadastros, sendo que a estimativa/meta para o ano de 2010 é de 40.000 (quarenta mil) participantes e 720 (setecentos e vinte) cadastros.

Além disso, os jovens e adolescentes que participam do programa, bem como suas famílias recebem acompanhamento do núcleo dos Centros de Referência de Assistência social - CRAS da FAS nas Regionais, para levantamento e assistência social às famílias dos participantes do Bola Cheia, como também recebem acompanhamento pela Secretaria de Saúde do Município, através do “PAIS” – Programa de Acompanhamento de Indicadores Sociais, tudo em conformidade com o previsto no Convênio nº 18.559.

Levantamentos preliminares apontam expressiva redução da violência nas regiões de abrangência do projeto, da ordem de 40%. Segundo dados fornecidos pela Guarda Municipal, no quesito “perturbação do sossego”, houve forte diminuição neste item, com queda de 65%.

Além disso, alguns alunos que deixaram de frequentar a Escola a noite, participantes no EJA (Educação de Jovens e Adultos), retornaram às aulas motivado, segundo eles, pelo Programa Bola Cheia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário