sábado, 9 de janeiro de 2010

AL já tem 48 candidatos à reeleição


Leonardo Coleto e Roger Pereira


Se depender da vontade dos deputados estaduais paranaenses, a renovação na Assembleia Legislativa para a legislatura que começa no ano que vem será mínima.


Isso porque 48 dos atuais 54 deputados já definiram que serão candidatos à reeleição. Dois ainda são dúvida e apenas quatro não tentarão um novo mandato, sendo que só um, o petista Pedro Ivo, já decidiu que não disputará as eleições de outubro. Os outros três brigarão por cargo de deputado federal.

Maior bancada no Legislativo estadual, o PMDB lançará todos os seus 18 deputados à reeleição. “Logicamente que como temos uma bancada grande, alguns ficam temerosos de conseguir a reeleição, mas eleição não se define por antecipação. Depende de apoios e trabalhos. Na última, por exemplo, elegemos 17 deputados e depois ganhamos ganhou mais um. Se formos analisar com racionalidade e antecipação, concluímos que mesmo assim é preciso ter cautela. Mas no geral a situação do PMDB é boa. Se nos coligarmos com outros partidos, logicamente que as chances serão ainda maiores”, disse o líder da bancada e presidente estadual do partido, Waldyr Pugliesi.

As bancadas do DEM (cinco deputados), do PPS (três) e do PSB (dois) também irão completas em busca da reeleição, a exemplo do PDT que terá os quatro deputados disputando a reeleição para fortalecer a campanha do senador Osmar Dias ao governo.

“Eu e meus três colegas de partidos seremos novamente candidatos ao cargo de deputado estadual”, disse o presidente em exercício do partido, Augustinho Zucchi.

No PSDB, apenas um dos oito deputados não quer continuar na Assembleia. Luiz Nishimori, que representa a região de Maringá, pretende disputar a eleição para a Câmara Federal.

Líder do partido na Assembleia, Ademar Traiano acredita que haverá espaço para novos nomes do partido por conta do maior potencial eleitoral do PSDB com a candidatura própria ao governo do estado. “A tendência é aumentarmos o número de deputados tucanos”, comentou.

No PP, dois dos quatro deputados já estão confirmados como candidatos à reeleição. Cida Borghetti deverá disputar para deputada federal e Antonio Belinati precisa resolver as pendências com a Justiça Eleitoral que o impediram de assumir a prefeitura de Londrina, no ano passado, para poder voltar a ser considerado elegível e disputar novo mandato.

No PT, cinco dos seis parlamentares também disputarão a reeleição. “Todos estão interessados a se reeleger. A única dúvida é com o deputado Pedro Ivo. Ele já se manifestou várias vezes sobre sua intenção de trabalhar para se tornar prefeito de União da Vitória”, disse o deputado Tadeu Veneri (PT). Os dois deputados do PTB também poderão brigar por novo mandato, embora Jocelito Canto ainda estude lançar-se para deputado federal.

Dos partidos que contam com apenas um deputado estadual, apenas Rosane Ferreira (PV) não disputará a reeleição. Chico Noroeste (PR), Edson Praczyk (PRB), Dr. Batista (PMN) já confirmaram suas candidaturas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário