terça-feira, 2 de fevereiro de 2010

Sistema Prisional

Agente penitenciário é preso acusado de incitar rebelião na PCE
Prisão é resultado das investigações comandadas pelo Cope. Outro agente está foragido

Um agente penitenciário acusado de incitar a rebelião na Penitenciária Central do Estado (PCE) foi preso na manhã desta terça-feira (2). A prisão é resultado da conclusão das investigações do Centro de Operações Policiais Especiais (Cope) e foi anunciada pelo secretário da Segurança Pública, Luiz Fernando Delazari, durante a abertura da Escola de Governo desta terça. A rebelião na PCE aconteceu nos dias 14 e 15 de janeiro e deixou seis presos mortos em Piraquara, na região metropolitana.

“A causa da rebelião foi a mistura de presos de facções diferentes na mesma galeria”, disse Delazari. O secretário explicou que outro agente penitenciário teve a prisão decretada, mas está foragido desde quinta-feira (28). Foram emitidos mandados de prisão contra nove detentos que já estão presos na PCE, por serem, segundo Delazari, os autores das mortes que aconteceram na rebelião. “Eles foram indiciados por prática de homicídio, inclusive os agentes penitenciários”, definiu o secretário.

Logo após a rebelião, o Sindicato dos Agentes Penitenciários do Paraná (Sindarspen) afirmou que o responsável pelo motim foi o governo do estado, que determinou a retirada de policiais militares que trabalhavam na PCE, facilitando rebelião. O governador Roberto Requião (PMDB), também na manhã desta terça durante a Escola de Governo, atacou novamente os agentes e disse que eles forçaram a rebelião para pressionar o governo para conseguir o porte de arma e novas escalas de plantão.

De acordo com o secretário geral do Sindarspen, Ademildo Passos Correia, os advogados do sindicato já estão trabalhando no caso. “Não posso falar nada sobre isso porque não conversei com os agentes ainda”, explicou. Ele afirmou que o outro agente que teve a prisão decretada está viajando e vai se apresentar depois no Cope.

De acordo com a Sesp, outras informações sobre o caso serão dadas em entrevista coletiva, na tarde desta terça-feira (2), com o secretário da Segurança Pública, Luiz Fernando Delazari. A entrevista e os esclarecimentos serão prestados às 16 horas no 1.º Distrito Policial, na Rua André de Barros, no Centro de Curitiba.

Mais agentes presos

Delazari também anunciou que outros cinco agentes penitenciários foram presos em flagrante por facilitação de fuga. O caso teria ocorrido no Centro de Triagem II, onde um preso estava detido em uma cela com cadeado e na manhã seguinte havia conseguido escapar, pois o cadeado estava aberto. “Os agentes serão demitidos por justa causa”, afirmou o secretário. Não foram divulgados os nomes dos agentes presos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário