terça-feira, 12 de janeiro de 2010

Chuva e vento forte derrubam árvores e danificam onze casas


Gladson Angeli

Uma frente fria que se descola pelo estado deve atingir a capital e o litoral na tarde de quarta-feira (13) e provocar novos temporais


Moradores de Curitiba e das cidades da região metropolitana tiveram mais um dia de transtornos nesta terça-feira (12) em razão da chuva. Árvores caíram e pelo menos onze casas foram danificadas. Não houve registro de vítimas. De acordo com estimativas do Instituto Tecnológico Simepar, o ventou chegou a 65 km/h. Uma frente fria que se desloca pelo estado deve atingir a região leste na tarde de quarta-feira (13) e provocar novos temporais.


Uma casa de madeira desabou no bairro Tatuquara por volta das 15 horas. De acordo com o tenente Eduardo Gomes Pinheiro, da Coordenadoria de Defesa Civil do Paraná, a residência foi construída sobre uma fossa. Com o excesso de chuva, a estrutura da fosse cedeu e afundou, levando a casa junto. Os moradores conseguiram sair a tempo. Em Piraquara, na região metropolitana, um sobrado foi interditado depois que parte do pavimento superior desabou. Segundo Pinheiro, a residência localizada na Rua Guilherme Beetz apresentava problemas de infiltração, que foram agravadas pela chuva.

O Corpo de Bombeiros registrou queda de árvores em vários bairros de Curitiba. Nove casas foram atingidas no Ahú, Cajuru, Boa Vista, Bigorrilho, Seminário, São Lourenço, Mossungê, Água Verde e Mercês. Os galhos também atingiram a rede elétrica e deixaram moradores sem abastecimento de energia elétrica no Campina do Siqueira e no Jardim Botânico. Semáforos ficaram apagados e os motoristas enfrentaram trânsito lento na Avenida Comendador Franco e nas rua Brasílio Itiberê e Engenheiros Rebouças.


Ainda em consequência da falta de luz, duas pessoas ficaram presas em elevadores nos bairros Água Verde e Bigorrilho. Elas foram socorridas pelos bombeiros e passam bem.

Segundo a Defesa Civil, não houve registro de pontos de alagamento nesta terça-feira. Na Vila Maria Antonieta, em Pinhais, a Sanepar monitora o volume de água do córrego que corta a região, que está cheio.

De acordo com o meteorologista Marcelo Brauer, do Simepar, a chuva desta terça-feira resultou da associação das altas temperaturas e da grande umidade. “São chuvas típicas de verão, que se formam e avançam rapidamente. Esta, por exemplo, evoluiu em 30 minutos”, explicou o meteorologista.

A previsão para a quarta-feira é de temporais para Curitiba, região metropolitana e Litoral. A frente fria que se desloca pelo estado deve chegar a região Leste durante a tarde.

Nenhum comentário:

Postar um comentário