segunda-feira, 11 de janeiro de 2010

IPVA e IPTU começam a ser cobrados no PR

Gazeta do Povo

O calendário para o pagamento do Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) no Paraná começa no dia 8 de fevereiro para quem pretende pagar à vista e receber 5% de desconto. A data para a quitação varia de acordo com o número final da placa do veículo (veja no gráfico acima). O proprietário do veículo ainda pode optar pelo pagamento em parcela única em março, sem desconto, ou em cinco vezes, com vencimento de março a julho.

Este ano, alegando alto custo, o governo estadual não vai enviar boletos para a casa do contribuinte. É preciso imprimir a “Ficha de Compensação” no site da Secre­taria de Estado da Fazenda no endereço www.fazenda.pr.gov.br. Basta informar o número do Renavam do veículo.


A alíquota do IPVA de 2010 é de 1% do valor venal do veículo para ônibus, caminhões, veículos registrados como aluguel ou carga e de 2,5% para os demais automóveis. O pagamento pode ser feito em qualquer banco, em caixas eletrônicos ou por internet banking utilizando a guia de recolhimento. Há também a opção de quitar o IPVA em qualquer unidade do Banco do Brasil, bastando informar o Renavam do veículo ao caixa da agência.

O cálculo do IPVA é feito com base na tabela da Fundação Instituto de Pesquisas Econô­micas (Fipe) da Universidade de São Paulo (USP), elaborada normalmente a partir do mês de setembro. Os cálculos levam em conta a desvalorização do veículo em função da idade, do modelo e o valor de mercado, contabilizado com base na oferta e procura.

IPTU de Curitiba

Nos últimos dias, os moradores de Curitiba começaram a receber os talões para pagamento do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU). Neste ano, o tributo sofreu reajuste de 4,2% em relação ao ano passado. Caso o pagamento seja feito à vista e até o dia 10 de fevereiro, o contribuinte terá desconto de 5,5%. Os carnês estão sendo enviados aos endereços dos proprietários de imóveis cadastrados na prefeitura e trazem também o valor correspondente à taxa de coleta do lixo. Além do pagamento a vista, o contribuinte tem a opção de quitar o imposto em dez parcelas.

A alíquota do IPTU é progressiva em função do valor do imóvel. A taxa de coleta de lixo, por sua vez, é fixa, e tem duas faixas: R$ 174 para imóveis residenciais e de uso misto e R$ 298 para imóveis não residenciais. A partir do dia 18 de janeiro, quem não tiver recebido o carnê pelos Correios poderá obter uma segunda via no prédio central da prefeitura, nas Ruas da Cidadania ou pela internet, no link “Tributos Municipais” do site www.curitiba.pr.gov.br. Até lá, o acesso à segunda via estará indisponível, segundo a prefeitura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário