quarta-feira, 27 de janeiro de 2010

Justiça suspende cassação de mandato de Nelson Tureck

Com a medida, Nelson Tureck volta a assumir a prefeitura de Campo Mourão até o pronunciamento final do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná



No final da tarde dessa quarta-feira (27), os advogados do prefeito de Campo Mourão Nelson Tureck (PMDB) conseguiram um efeito suspensivo da decisão de cassação do mandato. O juiz James de Hamilton Oliveira Macedo resolveu anular os efeitos de sua decisão até que o Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR) julgue os recursos de defesa do prefeito.


Com a decisão, deixa de valer a determinação dada pela Justiça para que o presidente da Câmara de Vereadores, Eraldo Teodoro de Oliveira (PMDB), desse posse ao candidato a prefeito que recebeu a segunda maior votação no pleito de 2008, no caso, o empresário e ex-prefeito Tauillo Tezelli (PPS).

Desde a tarde de terça-feira (26), os advogados de Tureck já trabalhavam para suspender a sentença. Segundo o advogado Cezar Ferreira, foram apresentados todos os recursos possíveis, inclusive na Comarca de Campo Mourão (onde a sentença foi assinada) e no Tribunal Regional Eleitoral (TRE), em Curitiba, onde Tureck está desde segunda-feira.


A Justiça Eleitoral de Campo Mourão havia cassado o mandato do prefeito Nelson Tureck (PMDB) e de sua vice, Regina Massareto Bronzel Dubay (PR), por abuso do poder econômico e uso da máquina pública durante a campanha de 2008. De acordo com a sentença, Tureck poderia ter levado vantagem sobre o adversário ao realizar e participar da inauguração de um abatedouro de aves (Frangobras) em 2008, “fazendo-se dela evento político eleitoral, com potencialidade de desequilíbrio na disputa eleitoral”. No entender do juiz, a lisura das eleições em Campo Mourão foi maculada por causa da sugestão e perspectiva popular de milhares de empregos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário