terça-feira, 26 de janeiro de 2010

Hospital do Idoso será batizado com o nome de Zilda Arns


O prefeito Beto Richa enviou ofício à Câmara Municipal de Curitiba sugerindo o nome da médica Zilda Arns ao Hospital do Idoso, em construção no Pinheirinho. "Dona Zilda merece todas as homenagens possíveis, pelo belíssimo trabalho que fez por nosso País", disse Richa. Doutora Zilda morreu no dia 12 último, no terremoto no Haiti.

O vereador João Cláudio Derosso, presidente da Câmara de Curitiba, aceitou a indicação e protocolou documento a ser assinado pelos 38 vereadores.

Dias atrás, atendendo solicitação do líder do prefeito, vereador Mario Celso Cunha, Derosso havia pedido aos vereadores para não protocolar requerimentos ou projetos de homenagem. Tudo para dar tempo de escolher uma homenagem à altura da Dra. Zilda Arns. "A escolha do Hospital do Idoso foi muito oportuna, perpetuando o nome desta mulher que sempre lutou pelas crianças e pelos idosos", disse Derosso.

O vereador Mario Celso completou dizendo que "será uma justa homenagem da cidade de Curitiba, através de todos os vereadores. Criadora e presidente das pastorais da Criança e do Idoso, Zilda Arns ficará imortalizada dando nome a um hospital de referência e modelo em todo o Brasil."

O novo hospital terá 9.520 metros quadrados de área construída, com 141 leitos, centro cirúrgico e pronto atendimento, entre outros serviços. O hospital deverá fazer cerca de 50 mil atendimentos e 10 mil internamentos por ano. "Será uma unidade exemplar, que certamente honrará o nome da doutora Zilda Arns", diz o vice-prefeito e secretário da Saúde, Luciano Ducci.

O Hospital do Idoso terá área de atendimento de casos agudos, de imagem para apoio de diagnóstico (tomografia computadorizada, radiologia, ecografia, colonoscopia, endoscopia digestiva alta), centro cirúrgico, unidade de tratamento intensivo, unidade de tratamento semi-intensivo, área de internação, leitos de isolamento, área administrativa e área destinada às atividades relacionadas aos serviços de cuidados domiciliares.

Os pacientes internados nas enfermarias serão acompanhados por familiares durante todo o dia. Após a alta hospitalar, equipes treinadas farão visitas periódicas para ajudar as famílias a cuidar dos pacientes. O hospital será um centro de capacitação e sensibilização de profissionais da saúde para o acolhimento e atendimento adequado ao idoso.

Também estão previstas ações de educação em saúde para o idoso e a família, como a importância do autocuidado e do controle da condição de saúde. O hospital terá cozinha, lavanderia, farmácia, auditório, capela, biblioteca, sala de estudos, lanchonete, praça externa com área de lazer e estacionamento com 208 vagas.



Nenhum comentário:

Postar um comentário