terça-feira, 26 de janeiro de 2010

Sucessão Estadual
Sérgio Guerra tentará pacificar Beto e Alvaro

Presidente nacional do PSDB virá ao Paraná nos próximos dias para evitar que o partido rache no estado



O presidente nacional do PSDB, senador Sérgio Guerra (PE), virá ao Paraná nos próximos dias na tentativa de fazer os tucanos locais se entenderem sobre quem será o candidato do partido à sucessão estadual. Ontem, Guerra conversou por telefone com os dois pré-candidatos da legenda ao Palácio Iguaçu: o senador Alvaro Dias e o prefeito de Curitiba, Beto Richa. Nenhum deles revelou o teor da conversa, mas Alvaro deixou evidente o descontentamento com a decisão do diretório estadual de definir no próximo dia 8 o nome do tucano que irá concorrer ao governo. Ainda sem data definida, a vinda de Guerra ao Paraná deverá ocorrer antes da reunião do PSDB paranaense.


A temperatura entre os tucanos do estado subiu no último encontro do partido, realizado na semana passada, quando nem Alvaro nem Richa abriram mão de disputar a cadeira de governador em outubro. Diante do impasse, um novo encontro foi agendado para o dia 8, com o intuito de definir, “impreterivelmente”, qual dos dois tucanos será o candidato da legenda. A determinação não agradou a Alvaro, já que quase todos os 45 membros do diretório estadual do PSDB não escondem a preferência pela candidatura de Richa.

“A definição pode até sair no dia 8, desde que haja entendimento. Do contrário, não há hipótese de se definir a candidatura do partido”, declarou Alvaro Dias, que deu a entender que pode formar uma chapa para disputar contra Richa a indicação na convenção estadual, em junho. “Candidatura oficial só em junho, data da convenção. E, no dia 8, não existe convenção alguma.”


Apesar de se dizer aberto ao entendimento, o senador ressaltou que a atual direção estadual da legenda foi mantida no cargo sem a realização de nova eleição, sob a condição de definir o candidato do partido por meio de pesquisas de intenção de voto. “Esse compromisso foi assumido e creio que pode ser respeitado. Mas não seria fora de propósito buscar um entendimento sem considerar as pesquisas”, afirmou. “Mas isso só é viável com a participação da diretoria nacional do PSDB, que é responsável pela prorrogação do mandato do diretório local. Qualquer decisão precisa ser compartilhada.”

Por meio da assessoria de imprensa, Beto Richa se limitou a confirmar a conversa por telefone com Sérgio Guerra. Já o presidente da legenda no Paraná, deputado estadual Valdir Rossoni, disse que todos os partidos estão definindo alianças e indicações e, portanto, “o PSDB fará a mesma coisa”. “É claro que a legitimidade dessa indicação do partido passará pela convenção, em junho”, argumentou. “Mas, a partir do dia 8, o PSDB vai falar em cima do nome que for decidido.”

Euclides Lucas Garcia
http://www.gazetadopovo.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário